Se geralmente o inverno na Europa chega a assustar os turistas pelas baixas temperaturas, em Barcelona é um pouco diferente. A capital catalã não costuma registrar temperaturas muito baixas durante a estação. Além disso, nada de cor cinza e clima de depressão na cidade.
Mesmo no inverno, o céu de Barcelona costuma estar sempre azul, e os dias com um colorido especial que deixa a bonita arquitetura da cidade com uma beleza bastante peculiar. Mesmo no inverno continua sendo possível passear muito pela cidade e até desfrutar das atrações ao ar livre, como o próprio Parc Güell.
Entre dezembro e fevereiro o turismo na cidade apresenta menos filas, portanto concorrência menor de turistas disputando as atrações culturais nas Ramblas. Vale a pena visitar a estátua de Cristovão Colombo, o Museu de História Catalã, o estádio e o Museu do Barcelona e conferir as atrações imperdíveis do Maré Magno, shopping que fica junto ao porto da cidade. Lá é possível andar de teleférico que cruza todo o parque, além de poder visitar um dos aquários mais completos do mundo. Confira outras atrações grátis e outras bem baratinhas:
1- Passear nas Ramblas, o mais famoso calçadão de Barcelona. Ao todo são seis trechos com nomes e personalidades são aproximadamente dois quilômetros. Vai da Plaça Catalunya à estatua de Colombo na Plaça Colón.
2- O Mercat de la Boquería é um dos mais coloridos e movimentados da cidade. São dezenas de barracas de frutas, embutidos, queijos, doces e pescados.
3- O Parc de la Ciutadella oferece belos jardins e esculturas. O local é o preferido entre moradores e turistas para correr, andar de bicicleta, fazer piquenique e passear com os cachorros.
4- As ruelas do Bairro Gótico, abrigam a memória da fundação da cidade pelos romanos a mais de 2 mil anos. São mais de 500 construções tombadas e diversas edificações dos séculos 8 ao 15. Não se esqueça da tradicional foto do arco na Carrer del Bisbe, a principal via da cidade na época romana.
5 – Na Font Màgica de Montjuïc, um lindo espetáculo de água e luz. É a maior fonte ornamental de Barcelona. A música embala os movimentos da água iluminada por um inteligente jogo de cores. Sexta e sábado, 19h/21h (outono e inverno).
6- A vista panorâmica da cidade no Parc de Montjuïc. O parque tem várias atrações, mas seus mirantes oferecem vistas espetaculares da capital da Catalunha. O acesso à parte alta do parque pode ser feito por escadas rolantes.
7- A Plaça Sant Felip Neri é o marco da Guerra Civil Espanhola. O arquiteto Antônio Gaudí frequentava a igreja de Sant Felip Neri , onde é possível ver até hoje as marcas de bala dos bombardeios. Fica no Bairro Gótico.
8- Confira os detalhes internos da igreja Santa María del Mar, o único exemplo de arquitetura gótica-catalã sem interferências de outros estilos. O acesso é gratuito, mas para subir ao topo é necessário pagar € 10.
9- Uma dica bem econômica é pegar os trens de cercanias e visitar alguns destinos pertinho da capital. Sitges fica a 40 minutos da capital e é uma praia repleta de bons restaurantes, ótimas galerias de arte e três lindos museus. O legal é que o preço do trem ida e volta é apenas € 9.
10- Outro lugar interessante é a cidade de Castelldefels. Também utilizando o trem de cercanias você chega na cidade e pode visitar o antigo castelo com vista para o mar, realizar ótimas caminhadas pelo orla de uma das melhores praias da Catalunha ou simplesmente esquecer da vida nas deliciosas cafeterias da cidade.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Istock/ JackF