A 70 km ao norte de Ilhéus, Itacaré é um refúgio natural, com praias paradisíacas de um lado e um trecho de Mata Atlântica preservada do outro. É um dos principais destinos da Costa do Cacau, região turística no sul da Bahia marcada pelas antigas fazendas de cacau. Seu litoral tem um visual característico da região, com coqueirais e areia clara, além de um mar limpo de águas mornas.
As praias são o grande destaque de Itacaré, mas há muitas outras belezas para conhecer na cidade. Seu interior guarda cachoeiras, manguezais, rios e uma vegetação exuberante – ótimo cenário para o ecoturismo e a prática de esportes de aventura. No centro, há resquícios da época áurea do cacau, como antigos casarões do começo do século passado. Hoje, muitas dessas construções abrigam pousadas e estabelecimentos comerciais.
Apesar de Itacaré ter esse clima de um refúgio escondido e paradisíaco, a cidade oferece restaurantes variados, bares, lojinhas e ótimos resorts. A maior parte das praias, porém, fica afastada desse agito e é acessível por meio de barcos ou trilhas no meio da mata. Para percorrer alguns desses caminhos, principalmente os mais longos, é recomendável o acompanhamento de guias locais.
De acesso mais fácil, as praias da Coroa e da Concha ficam ao lado do centro, o que significa que são mais movimentadas. Quem não quer ir muito longe, mas prefere um lugar mais tranquilo, pode optar pela Praia do Siriaco. Outras boas escolhas são a Praia da Ribeira, a extensa Itacarezinho e a Prainha. As boas ondas estão nas praias da Engenhoca, Havaizinho e da Tiririca. Já Piracanga e Jeribucaçu têm manguezais e lagoas.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / PelaVidaAfora