Ilhéus, cidade famosa pelas histórias de Jorge Amado, possui um litoral com cerca de 100 km de extensão – o maior da Bahia. É possível dividir as praias em três conjuntos: as do sul, mais turísticas e onde estão os grandes resorts, as do norte, mais isoladas e cercadas por Mata Atlântica, e as centrais, urbanas e ao lado do centro da cidade.
O que as diferencia é o público e a estrutura turística, pois a beleza é comum entre todas. Longas faixas de areia cercadas por altos coqueirais e um mar limpo e em muitos lugares calmo são características dessa que é a principal cidade da Costa do Cacau. No sul, algumas praias ladeiam os principais hotéis de Ilhéus, como a de Canabrava. Outras abrigam quiosques, restaurantes e bares à beira-mar e chuveiros, como a Praia dos Milionários e a do Jairi.
Já Back Door e Batuba são indicadas para os surfistas e formam alguns dos mais bonitos visuais de Ilhéus. Com ondas fortes, a Praia de Cururupe não é indicada para mergulho, mas é bem famosa por ser o lugar onde deságua o Rio Cururupe, de águas ferruginosas. Quem prefere fugir do agito, pode aproveitar as praias ao norte do centro de Ilhéus, como a de São Miguel.
As praias urbanas da cidade também guardam suas belezas. Frequentadas principalmente pelos moradores de Ilhéus, estão entre as mais populares a Praia da Avenida e a Praia do Cristo. A primeira fica ao lado da Avenida Soares Lopes, importante via da cidade, e possui uma orla com ciclovia, quadras e centro de eventos.
A dica de hospedagem em Ilhéus é o Cana Brava Resort, hotel all-inclusive à beira-mar. Mais informações em: canabravaresort.com.br
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Cana Brava Resort