Pense em um conjunto enorme de grandes templos que se estendem por quilômetros, todos escavados em rochas. Esse lugar existe e fica na Índia, no estado de Maharashtra, perto de Aurangabad. São as Grutas de Ellora, um complexo de 34 templos, santuários e monastérios de três religiões diferentes: budismo, hinduísmo e jainismo.
As construções ocupam uma extensão de mais de dois quilômetros e foram feitas lado a lado em escavações realizadas nas encostas de um penhasco basáltico. Os templos datam do século V ao X e representam a tolerância religiosa que existia na época da Índia antiga. Todo o conjunto foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1983.
Esse sítio arqueológico compreende, na ordem do sul para o norte, 12 grutas budistas, as mais antigas do grupo, 17 hinduístas e cinco jainistas. Elas são identificadas por números e algumas possuem nomes específicos. A riqueza de detalhes presente em cada um dos templos é impressionante, com inúmeros pátios, galerias, fachadas ornamentadas e conjuntos de estátuas de divindades. Tudo isso esculpido em pedra.
Entre os monumentos do complexo hindu está o Templo Kailasa, que talvez seja o mais famoso deles. Com grandes proporções, possui diversos andares, torres, pórticos, colunas e detalhes feitos meticulosamente em alto relevo. Demorou cerca de um século para ficar pronto. Alguns templos, como os jainistas, possuem lindos painéis e tetos pintados. As Grutas de Ellora ficam a 300 km de Mumbai e a duas horas de voo de Nova Délhi.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / mazzzur