Por Lívia Soares (www.peaceoutblog.com)
Para quem quer fugir da rotina paulistana de poluição, trânsito e barulho é o lugar ideal para encontrar paz e sossego.
Pensa em um lugar aonde a paz reina… você pode sentar e ficar em contato com o barulho da natureza, com os pés na terra, com você mesmo. com a positividade.♥
A trilha
A trilha não é muito difícil, eu que não tenho preparo consegui fazer numa boa, qualquer um pode fazer sem a necessidade de um guia.
Outro ponto, o clima dentro da trilha, quanto mais vai adentrando na mata é mais ameno, e o aumento da altitude também é um ponto que faz com que a sensação de friozinho possa aumentar.
Com trilhas cercadas pela mata atlântica, pequenas quedas d´água, riachos, lugares para fazer piquenique, playground e até trilha para mountain bike, o Núcleo Engordador é uma opção diferenciada dentro da cidade.
O nome
O núcleo leva este nome porque era o local de parada para engorda e recuperação do gado trazido por tropeiros vindos de Minas e Goiás.
Como chegar ao Núcleo do Engordador?
O melhor de tudo é muito pertinho de São Paulo. É acessível, fica na zona norte, a 22 km do centro.
De Transporte Público
Para quem vai de transporte público tem que tomar metro e ônibus, mas levando-se em conta que você está se dirigindo a uma floresta, até que é fácil.
De carro
Basicamente coloque no Wase “nucleo do engordador” e ele vai te despejar na porta. Mas dando a dica é: na Avenida Sezefredo Fagundes. Siga por mais alguns metros e verá outra placa indicando o local a sua esquerda. Entre nesta rua em diagonal a esquerda e siga por uns 300 metros até a entrada do parque.
Custos
É cobrada uma taxa dos visitantes para manutenção do parque. Pelo visto a taxa tem sido bem aproveitada, pois os banheiros são limpos, o play ground está em boas condições e nas trilhas quase não se vê vestígios de sujeira deixada pelos visitantes. Se não me engano a Taxa é de 12,00 com meia para estudante.
Horário de funcionamento
O Núcleo do Engordador fica aberto a visitas das 8:00 as 18:00 horas de terça a domingo.
A represa
Ao passar pela represa e ver como esta ficando vazia da uma dó enorme de pensar no quanto é valioso pra nossa cidade. Mas ainda assim é uma imensidão de água…
E mais…
Há um playground e área para piquenique para os pequenos e junto a ele, a Casa das Bombas. Mas confesso que esta parte não é muito minha especialidade rs
Positividade
Claro que a vibe deste dia não seria a mesma se não tivesse a companhia das minhas amigas, companheiras de bate e volta e que toparam na hora a idéia