Hue é um verdadeiro tesouro no Vietnã. Ao longo de mais de 300 hectares, estão estruturas completas de uma cidade feudal asiática que data do século XIX. Entre os anos 1802 e 1945, Hue foi a capital da dinastia Nguyen, a última da história do Vietnã. Centro político e econômico do Império, Hue foi cuidadosamente planejada e, hoje, é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A cidade é cortada pelo Rio Perfume. Parte de seu curso natural foi desviada para formar canais pela cidade antiga, em uma espécie de padrão geométrico. O destaque entre os monumentos de Hue é a Cidade Imperial, uma cidadela murada construída nos moldes da Cidade Proibida de Pequim, na China.
Além dos muros, a cidadela também é cercada por um canal e acessível apenas por duas pontes. Lá dentro fica a Cidade Púrpura Proibida, que foi residência dos antigos imperadores – pouquíssimas pessoas eram autorizadas a entrar na época. A construção da antiga Hue foi repleta de simbolismos: está relacionada com os pontos cardeais e os cinco elementos (água, fogo, terra, madeira e metal, terra).
Fora da Cidade Imperial, há outros monumentos que valem a visita, como a Thien Mu Pagoda, o Templo da Literatura (Van Mieu), a ponte de Thanh Toan e a Tu Dam Pagoda. Mais ao sul da cidade, ao longo do Rio Perfume, estão as tumbas de alguns dos imperadores Nguyen. As mais famosas são as de Minh Mang e de Tu Duc.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / GoodOlga