A cidade de Lençóis, na Bahia, é o portal da já famosa Chapada Diamantina. Quem vai visitar o destino, costuma escolhê-la como cidade-base para o roteiro. Isso porque apresenta uma das melhores estruturas da região, com diversas opções de hospedagem e gastronomia.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o município tem como principal atrativo a natureza abundante. Mas quem chega até lá também se encanta com os casarios do século XIX e a história e cultura herdadas do garimpo.
Em um passeio pelo centro de Lençóis, duas são as atrações que chamam a atenção: a igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário e a residência da família Sá – onde hoje funciona a Prefeitura Municipal. Ambas revelam parte da riqueza das famílias tradicionais. O complexo patrimônio histórico da cidade abriga, ainda, o museu Afrânio Peixoto, com vários pertences do médico e escritor, inclusive originais dos romances e o fardão da Academia Brasileira de Letras.
Reduto do ecoturismo, Lençóis se abre em meio a uma natureza extravagante, que se descortina em um dos contrafortes da Serra do Sincorá, diante da opulência de serras e morros, como o estonteante Pai Inácio, que abre a uma vista panorâmica de toda a região. Grutas, canyons e uma imensidão de cachoeiras, cercadas pela vegetação nativa de Mata Atlântica, completam o cenário local.
Entre as inúmeras possibilidades que a cidade oferece para se integrar à natureza, destacam-se as cachoeiras do Mosquito – que tem fácil acesso no Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio – e a do Sossego, mais indicada para aqueles que estão com o condicionamento físico em dia, pois exige uma caminhada de oito quilômetros.
Além disso tudo, Lençóis ainda conta com um conjunto de sítios arqueológicos que encanta seus visitantes. O Complexo Arqueológico Serra das Paridas é formado por 18 sítios com inscrições rupestres representando animais, pessoas e figuras geométricas – inclusive uma bastante curiosa, que se assemelha à imagem de um extraterrestre e se tornou mascote do local. A visita ao complexo deve ser feita com guia e dura, em média, 30 minutos.
Como chegar
Saindo de Salvador, seguir pela BR-324 sentido Feira de Santana, passando por Santo Estevão até entroncamento da BR-242,continua passando por Itaberaba, daí até Lençóis são 121 quilômetros.
Onde ficar
Onde comer
Café do Mato – Cafeteria e Creperia
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Tulio Saraiva