Capital do Equador, Quito foi o primeiro lugar do mundo a ser reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O importante título da cidade completa 38 anos no próximo dia 08 de setembro. Com uma mescla harmoniosa entre o antigo e o novo, as influências indígenas e hispânicas, Quito foi fundada no século XVI pelos espanhóis, sobre as ruínas de uma cidade inca, a quase três mil metros de altitude.
O destaque é sem dúvidas o centro histórico de Quito, considerado o mais bem preservado da América Latina e o que menos sofreu alterações ao longo dos séculos, apesar de já ter sofrido com terremotos. As configurações das ruas e dos quarteirões ainda são as mesmas de séculos atrás. O local possui mais de cem monumentos e cinco mil edifícios patrimoniais, além de dezenas de museus.
Dentro da América Latina, Quito é a cidade que mais destina recursos para proteger seu patrimônio cultural, que também engloba as tradições milenares dos artesãos. Como resultado, visitar o centro de Quito é embarcar em uma viagem pela história. Ao caminhar pelas ruas estreitas, o turista encontra casarios coloniais, conventos, praças e belas igrejas barrocas.
O patrimônio religioso do centro de Quito guarda tesouros como a Igreja de São Francisco, a Igreja da Companhia de Jesus, a Catedral Metropolitana e a Igreja de Santo Domingo. Todas elas são impressionantes tanto por fora quanto por dentro. Outros pontos de interesse incluem a Praça da Independência e o Palácio de Carondelet.
Texto por: Patrícia Chemin, com informações de agência.
Foto destaque por: iStock / DC_Colombia