Região autônoma de Portugal, os Açores são um arquipélago no meio do Oceano Atlântico. Tiveram um importante papel na história de Portugal, já que serviram de escala para os navios na época dos Descobrimentos e das Grandes Navegações. Com essa localização estratégica, as ilhas foram fortificadas desde o começo do povoamento português. Por isso, até hoje é possível encontrar nos Açores dezenas de fortes, castelos e fortalezas militares.
São nove ilhas principais, divididas em três grupos: Oriental (Santa Maria e São Miguel), Central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira) e Ocidental (Corvo e Flores). Com origem vulcânica, possuem um relevo cheio de colinas e montanhas cobertas por árvores e campos verdes, além de belas praias desenhadas por formações rochosas, em cujos mares nadam baleias e golfinhos.
As praias das ilhas orientais, principalmente as de Santa Maria, são mais quentes, como a Praia Formosa. Entre os visuais mais bonitos estão a Baía de São Lourenço, com seus vinhedos nas encostas do morro, e a Ribeira de Maloás, com uma formação de rochas magmáticas. Em São Miguel, há indícios de atividade geotérmica em vários lugares, em cascatas e piscinas naturais de águas termais e lagos vulcânicos. Visite a Lagoa do Fogo, a Bacia das Sete Cidades, o Castelo de São Brás e uma infinidade de igrejas barrocas.
Outro lugar incrível é o Ilhéu de Vila Franca do Campo, que possui uma enseada que forma uma piscina natural. Na Ilha Terceira, um dos destaques é a cidade de Angra do Heroísmo, Patrimônio Mundial da Humanidade. Em Graciosa, há lindos moinhos de vento, as piscinas naturais do Carapacho e uma estância termal com águas quentes e sulfurosas.
Mais informações em: visitazores.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / VickySP