Ao andar por Bremen, capital do menor estado alemão, você vai se deparar com uma estátua curiosa que exibe quatro animais, um sobre o outro, bem ao lado da Câmara Municipal. Esse monumento, feito em bronze no ano de 1951, é um dos símbolos da cidade – uma homenagem ao conto de fadas “Os Músicos de Bremen”, escrito pelos Irmãos Grimm.
Na história, um burro, um cachorro, um gato e um galo vão a Bremen em busca de sua liberdade. Esses quatro animais são os famosos “Músicos de Bremen”, que, juntos à própria Câmara Municipal (“Rathaus”) e à estátua de Roland, são considerados símbolos de liberdade e da Liga Hanseática. Por isso, os personagens trazem muito orgulho aos cidadãos de Bremen.
Muitos alemães, inclusive, associam o nome Bremen principalmente ao conto dos Irmãos Grimm. Sempre aos domingos, entre maio e outubro, essa história é contada ao vivo e a cores no Domshof. Depois de tirar uma foto ao lado da famosa estátua e de tocar – com as duas mãos – as pernas do burro (dizem que dá sorte), visite a Praça Marktplatz, o “Schütting”, tradicional câmara do comércio da cidade, e a Böttcherstraße, antiga rua de artesãos e hoje centro cultural. Bremen também é repleta de cervejarias ao ar livre, cafés e bistrôs.
Quem quiser mergulhar ainda mais nesse tipo de história pode seguir a Rota Alemã dos Contos de Fadas, que, por 600 km, seguem os passos dos Irmãos Grimm. Os famosos escritores foram responsáveis por contos como Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Rapunzel, Branca de Neve e muitos outros. O roteiro engloba cidades pequenas e encantadoras, castelos, fortalezas, florestas e museus.
Mais informações em: germany.travel
Texto por: Patrícia Chemin, com informações do German National Tourist Board.
Foto destaque por: iStock / tichr