O Parque Nacional de Huascarán, no Peru, é um Patrimônio Natural da Humanidade graças a sua excepcional beleza formada pela Cordilheira Branca, lagoas de origem glacial de intensa cor turquesa, assim como pela grande variedade de flora e fauna andina.
Situado no departamento de Áncash, o lugar cobre uma extensão de 340 hectares, além de apresentar a cadeia de montanhas tropicais mais altas do mundo. Além disso, é uma das áreas de maior diversidade biológica e cultural do Peru. Em 1985 foi incluído na lista de Patrimônio Natural da Humanidade da UNESCO.
Em uma visita, é possível se deparar com os picos nevados tropicais mais altos do mundo, como o Huascarán, com 6.768 metros acima do nível do mar – sendo o mais alto do Peru. A área é um paraíso para os aficionados por esportes de montanhismo e amantes do turismo de natureza. O parque tem cerca de 25 circuitos de caminhada e 102 de escalada, de diferentes níveis de dificuldade.
Visitar e percorrer o PNH é uma viagem pela história do Peru e pela imponência de sua geografia. Entre as atrações mais visitadas do parque, com fácil acesso, encontram-se: as Lagoas Llanganuco (Chinancocha e Orconcocha), localizadas ao pé do Huascarán. Sua cor turquesa e florestas de queñual formam um cenário único. Também se pode visitar as lagoas Querococha, Parón e Purhuay, entre outras.
Huaraz é a cidade base para uma visita completa ao Parque Nacional. Situada a uma altitude de 3.091 m e localizada a 470 km de Lima e a 310 km de Trujillho, o destino encontra-se num vale formado pela Cordilheira Negra e a Cordilheira Branca, ambas são uma extensão da cordilheira dos Andes.
Como chegar
Voo de 55 minutos. Do aeroporto à cidade de Huaraz são 20 km. Há também diversos ônibus que cobrem a rota e a viagem dura 8 horas.
Onde ficar
Cuesta Serena Boutique Hotel – cuestaserena.pe/
Andino Club Hotel – hotelandino.com
La Casa de Zarela lacasadezarelahuaraz.com
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ flocu