Um novo destino turístico vai despontar no litoral norte da Paraíba. Trata-se das Trilhas dos Potiguaras, formadas pelas praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho. A região faz parte do novo mapa turístico que define as regiões turísticas do Brasil aptas a receber mais investimentos para melhoria de infraestrutura e qualificação do atendimento ao visitante.
Na região com 66 quilômetros de área protegida de remanescentes de Mata Atlântica viviam tribos indígenas dos Potiguaras, que datam de 1.501. O local abriga hoje 32 aldeias e mais de 20 mil representantes da etnia, além de seis belas praias para desfrutar. Apesar de ainda pouco conhecido, o destino conta com hotéis e pousadas. Para facilitar o acesso foram construídas as estradas de Forte Velho e de Barra de Camaratuba pelo Governo do Estado.
Uma vez dentro deste novo roteiro de experiências, devidamente calçado entre sua espinha dorsal, a BR-101, e as ligações com Forte Velho (PB-011), Lucena (PB-027), Baía da Traição (PB-041) e Barra de Camaratuba (PB-061), prepare-se. As sensações serão, sem exageros, surpreendentes.
Motivos não faltam. O litoral norte paraibano tem metade dos seus sessenta e seis quilômetros de praias dentro de áreas de proteção ambiental, distribuídos em um mosaico de unidades de conservação, onde espécies ameaçadas de extinção encontram refúgio.
Mais informações: trilhasdospotiguaras.com.br
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por trilhasdospotiguaras.com.br