Se Machu Picchu assume o protagonismo perante os padrões turísticos tradicionais, nada melhor que unir a chegada ao famoso santuário inca a uma verdadeira aventura pelo Vale Sagrado. Uma oportunidade em que o contato com culturas locais, a exuberância da natureza e a prática de caminhadas em grandes altitudes elevam-se ao status de vivência única, tornando-se uma experiência capaz de transportar o viajante ao cerne de costumes milenares.
O produto oferece ao turista uma experiência única de aventura em meio a paisagens que se transmutam em nove diferentes bio zonas, tudo isso sem que haja distanciamento do contato amplo com a natureza local. A hospedagem é feita em lodges alocados em lugares remotos, não acessíveis com o suporte de veículos, porém com toda comodidade, infraestutura e serviços de primeira linha. Vale destacar que os trajetos ocorrem em altitudes incomuns e acabam por exigir bom condicionamento físico.
Nesse roteiro, o viajante vai até a região central de Cusco até Machu Picchu, passando por cenários deslumbrantes como as proximidades da montanha Salkantay, a mais alta da região (com 6.271m, sendo que os turistas chegam, em seus arredores, aos 4.600m) e a segunda mais importante perante à mitologia inca, e o Lago Humantay, que é alimentado pelos glaciais de mesmo nome.
Um dos pontos altos da viagem é quando, a partir da caminhada pela Passagem de Llactapata, o aventureiro depara-se com vista distante, mas espetacular, do santuário de Machu Picchu. Trata-se de um cenário pouco visto por turistas que ainda abriga ruínas recentemente restauradas.
Quem leva: mountainlodgesofperu.com/salkantay/the-trek/
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Fotos Divulgação