logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 bloquinhos de rua que vão agitar o carnaval do Rio em 2016 | Qual Viagem Logo

10 bloquinhos de rua que vão agitar o carnaval do Rio em 2016

5 de fevereiro de 2016

Uma das festas de rua mais famosas do mundo está pra começar. O carnaval é a mais tradicional do Brasil e arrasta multidões todos os anos pelas ruas de várias cidades do país. E no Rio de Janeiro, onde acontece o mais famoso desfile das escolas de samba, os bloquinhos de rua vem ganhando destaque e vários foliões pelas ruas da capital do samba. Confira abaixo uma lista com 10 bloquinhos que vão agitar as ruas cariocas neste carnaval 2016.

Banda do Lido

Foto via facebook.com/BandaDoLidoCopacabana

Foto via facebook.com/BandaDoLidoCopacabana

O bloco que foi fundado em 1961 por um grupo de amigos que frequentavam a Praça do Lido, irá desfilar na sexta-feira (05/02) na véspera de carnaval. E ao som das marchinhas e sambas serão esperados três mil foliões. A concentração começa em Copacabana as 19h, e termina as 22h na Praça do Lido.

Céu na Terra

Foto via facebook.com/bloco.ceunaterra

Foto via facebook.com/bloco.ceunaterra

O bloco Céu na Terra promete animar os mais de dez mil foliões esperados as 8h da manhã no primeiro dia de carnaval, com um repertório de canções de Capiba, Braguinha, Pixinguinha, Lamartine Babo, Noel Rosa, além das músicas de própria autoria, animando os foliões com marchinhas, sambas, frevos, maxixes e cirandas orquestradas por cinco sopros, pelo violão de sete cordas e o cavaquinho, pelo toque de tambores e percussões, além dos vocais. A concentração começas as 8h no Largos dos Guimarães, no bairro Santa Teresa, e terminas as 13h no Largo das Neves

Cordão da Bola Preta

Foto via cordaodabolapreta.com

Foto via cordaodabolapreta.com

Um dos mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro, o Cordão da Bola Preta foi fundado em 1918 e possui um vasto repertório de marchinhas. O bloco atrai uma quantidade imensa de pessoas para as ruas do centro, esse ano são esperados cerca de um milhão de foliões que desfilarão com o uniforme “oficial” do bloco, que é uma roupa toda branca, ou branca com bolinhas pretas, mas existem aqueles que preferem desfilar fantasiados. A concentração começa no sábado as 9:30h na rua primeiro de março, no centro, e terminas as 14h na Araújo Porto Alegre.

Os Monarcas

Foto via facebook.com/monarcasnaengenhoca

Foto via facebook.com/monarcasnaengenhoca

Fundado em 2009, o bloco já arrasta mais de dez mil pessoas para seus desfiles na Praia da Bica e Ilha do Governador. Pessoas de todas as idades desfilam neste bloco bastante animado. A concentração começa ás 15h na Praça Jerusalém e terminas as 19h no Farol da Ilha

Simpatia é quase amor

Foto via facebook.com/bloco.simpataquaseamor

Foto via facebook.com/bloco.simpataquaseamor

O Simpatia é quase amor desfila pelas ruas do Rio desde 1985. Com o grito de guerra “Alô Burguesia de Ipanema”, o bloco pretende arrastar este ano mais de cem mil foliões, com muita festa e queima de fogos. A concentração que acontece no domingo, se inicia as 16h na Praça General Osório, em Ipanema, e vai até as 20h na Avenida Henrique Dumont.

Sargento Pimenta

Foto via Flickr facebook.com/bspimenta

Foto via Flickr facebook.com/bspimenta

Fundado em 2010 o bloco conta com sofisticação de arranjo e vem inovando no figurino e arte visual, fazendo de seus desfiles uma experiência inesquecível. No repertório estão inclusos marchinhas, cirandas, afoxé, samba-enredo, samba-reggae, funk carioca e maracatu. Esse ano são esperadas quase duzentas mil pessoas para o desfile do bloco. A concentração se inicia na segunda-feira as 10h no Aterro do Flamengo, e vai até as 14h na Marina da Glória

Bloco de Segunda

Foto por Allbrazilian via Wikipedia

Foto por Allbrazilian via Wikipedia

Desfilando pelas ruas de cariocas desde 1987, o Bloco de Segunda que foi criado por um animado grupo de esquerda que resolveu protestar no dia 7 de setembro de 1987 (segunda-feira). O bloco possui um samba muito divertido, com letras que perguntam “Por que não trocar o Sarney por Dom Pedro I?”. O sucesso foi tanto que de lá pra cá o Bloco cresceu, se tornando um dos mais tradicionais  do Rio de Janeiro. O desfile será na segunda-feira das 17 ás 20h, a concentração começa na rua Marques no bairro de Botafogo, e termina na rua São Clemente. São esperadas mais de dez mil pessoas para o desfile.

Carmelitas

Foto via blocodascarmelitas.com.br

Foto via blocodascarmelitas.com.br

Com a intenção de homenagear Laurinda Santos Lobo, o Bloco das Carmelitas saiu pela primeira vez nas ruas em 1990, e era inicialmente composto por peladeiros que jogavam futebol no terreno ao lado da casa de Laurinda. Hoje em dia o bloco conta com a presença de vários foliões em seus desfiles. São esperadas dez mil pessoas para o desfile que acontece na terça-feira das 10 as 14h, com concentração no Largo do Curvelo e desfile que vai até as escadinhas de Santa Tereza nº 300.

Orquestra Voadora

Foto via facebook.com/Voosdaorquestra

Foto via facebook.com/Voosdaorquestra

Fundada em 2008 a Orquestra Voadora surgiu através de encontros de amigos músicos no carnaval do Rio de Janeiro. Desde então o publico vem se encantando com as performances voadoras deste bloco que segue inovando a cada ano. O repertório incluiu músicas de Tim Maia, Fela Kuti, frevo pernambucano e trilhas de filmes de Quentin Tarantino. A estimativa é de oitenta mil pessoas para o desfile que acontece na terça-feira das 15 às 19h. A concentração inicia no Aterro do Flamengo e vai até O Mam.

Cachorro Cansado

Foto por Sampaio via WikiRio

Foto por Sampaio via WikiRio

O bloco mais tradicional do bairro do Flamengo desfila desde 1975, com uma festa animada e regada a muita cerveja. Esse ano serão mais de dez mil foliões dançando e bebendo acompanhando o bloco que sai as 17h da Praça José de Alencar, até as 19h na rua Santa Clara.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque por Núcleo Céu na Terra via Wikipedia

Comentários