Com pequenas áreas territoriais, os menores países do mundo têm interessantes atrativos e, às vezes, passam despercebidos por muitos turistas. Confira os 8 pequenos países do planeta e suas principais grandes atrações turísticas.
Nauru
Pequeno país da Macronésia, formado apenas por um atol, Nauru tem uma superfície total de 21,3 km², com uma população próxima de 13 mil habitantes. Após passar pelas mãos de diferentes países, Nauru foi controlado pelo Reino-Unido e pela Nova-Zelândia depois da Segunda Guerra Mundial e ganhou sua autonomia em 1968. A ilha tem excelentes pontos de mergulho em suas barreiras de coral.
Tuvalu
A meio caminho entre a Austrália e o Havaí, a República de Tuvalu é formada por quatro recifes de coral e cinco atóis. Arquipélago da Polinésia, Tuvalu têm paisagens incríveis de praias de areia branca, águas cristalinas e coqueiros como única vegetação. A totalidade do território de Tuvalu é de 26 km².
San Marino
Pequeno país de 61 km² totalmente envolto pela Itália, San Marino tem uma população de 30 mil habitantes. Situada sobre o monte Titano, a Cidade de San Marino, capital do país, preserva um interessante centro histórico com belos monumentos, além de paisagens montanhosas.
Liechtenstein
Cercado pela Suíça e pela Áustria, o Principado de Liechtenstein é considerado um dos países mais ricos do planeta. Com uma população de apenas 5 mil habitantes espalhados numa superfície de 160 km², Liechtenstein tem como capital a cidade de Vaduz, com belos castelos, paisagens pitorescas e um ambiente vibrante durante os meses do verão europeu. É um destino ideal para esquiar durante o inverno.
Ilhas Marshall
Pequeno país da Micronésia, com apenas 181 km² formados por atóis de coral e ilhas vulcânicas, as Ilhas Marshall ficaram conhecidas por terem sido usadas como palco de testes nucleares americanos durante as décadas de 1960 e 1970. Hoje, a radioatividade desapareceu e este maravilhoso paraíso natural e suas belas praias são visitadas por turistas e praticantes de mergulho que encontram fantásticos pontos com corais e peixes coloridos, além de numerosos vestígios de naufrágios da Segunda Guerra Mundial.
Maldivas
Mais de 1200 ilhas, 26 atóis e milhares de barreiras de coral nas águas do Oceano Índico formam a República das Maldivas, criando uma grande área onde cada pedacinho é um paraíso terrestre. Lagoas cristalinas, praias espetaculares e intocadas e resorts de luxo fazem das Maldivas um dos destinos mais incríveis do mundo, com uma superfície de 227 km².
São Cristóvão e Nevis
Formado por duas ilhas, o arquipélago de São Cristóvão e Nevis é o menor país das Américas, com uma extensão de 261 km ². Com belas praias, típicas do Caribe, e uma densa vegetação, as ilhas são perfeitas para curtir dias de sol sem encarar hordas de turistas, como em outros destinos da região.
Malta
Situada no Mediterrâneo, entre a Itália e a África, o arquipélago de Malta tem uma área terrestre de 316 km² com belas praias espalhadas em oito ilhas, quatro delas habitadas. Malta, Comino e Gozo são as mais famosas, e são um excelente destino para curtir dias de sol no verão da Europa.
Texto por: Agência com edição Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Flickr Daniel Pozo