O Suriname, país considerado pedaço da Europa na América do Sul, é um destino interessante para quem gosta de natureza preservada e história. Seu passado colonial está presente em toda a parte. Enquanto o seu interior é coberto por selvas e culturas indígenas que caminham com o seu ritmo próprio. É um país que oferece 90% das áreas de mata preservadas e uma cultura indígena surpreendente.
As esculturas de origem indígenas são as melhores e mais belas peças que você pode encontrar para comprar em Suriname. Na capital do país você vai encontrar lojas que oferecem tudo o que você imaginar – regional e mundialmente falando. Lembre-se de sempre pechinchar para conseguir bons produtos com pequenos preços.
Além de você poder visitar as maravilhosas reversas naturais em excursões, pode também percorrer os rios de canoa, conhecer o povo indígena, descansar nas praias ou sentar nos belos cafés de Paramaribo e apreciar a vida local. O evento mais popular do Suriname é o Festival Hindu de Ano Novo.
A comida local é uma mistura da culinária indiana e Indonésia, que tem alimentos populares como o arroz, peixe e macarrão. O prato mais popular é o GadoGado, preparado com diferentes tipos de verduras e amendoins.
A capital, Paramaribo é a cidade que mais reflete essa mistura entre a América e a Europa com suas casinhas de madeira e suas ruas estreitas, praças de grama verde e palmeiras à beira do rio. Lá você ainda encontra mesquitas e sinagogas, cafés e bebedores de cerveja em uma mistura cultural nada comum.
O Palácio Presidencial, a Praça da Unidade e o Palmentuin são bons locais para serem visitados na capital do Suriname. E não se esqueça de dar uma passada em Waterkrant, que tem o mercado mais agitado à beira do rio que você já viu.
Outro lugar interessante pra ser visitado é Albina, um pequeno povoado onde você encontra tribos e pode alugar canoas para visitar a Reserva Natural Galibi – um reduto das tartarugas. Você precisará da autorização dos índios para adentrar a reserva. Não há acomodações, mas se quiser passar a noite lá pode dormir em uma rede no campo.
Como chegar
Somente em Belém há voos diretos para o Suriname. As companhias Gol e Surinam Airways realizam o roteiro, que tem cerca de 8 horas de duração.
Onde ficar
Ramada Paramaribo Princess – ramada.com/hotels/suriname
Eco Resort Inn – ecoresortinn.com
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Istock/ jrothe