Itacoatiara, na região oceânica de Niterói, no Rio de Janeiro, é uma região que merece uma visita. A praia, situada dentro da área de preservação da Serra da Tiririca, tem paisagem marcada por águas cristalinas e vegetação abundante entre uma moldura de morros. O lugar é pico de surfistas e também é bastante procurado, principalmente pelos jovens, para a prática de bodyboard.
Em seus arredores, em meio à paisagem de encher os olhos é possível avistar a Pedra do Elefante. Além disso, há ainda um cantinho ideal para as famílias, que é a piscina natural com agua transparente, formada perto do costão direito.
Apesar das pequenas dimensões, atrativos não faltam nessa praia. Separado de Itaipu pelo Morro das Andorinhas, Itacoatiara oferece trilhas e escaladas a picos rochosos que chegam a alcançar mais de 400 metros de altitude.
Existem também várias barracas para atendimento dos frequentadores e na areia, os ambulantes vendem delícias naturais, de sanduíche a frutas e mate gelado.
Ainda como atrativo local, Itacoatiara é destino de mergulho, pois existem diversos pontos favoráveis para a prática amadora e até profissional. O local possui uma boa variedade de espécies de peixes de diversos tamanhos e uma infinidade de tocas, o que possibilita que o visitante mergulhe e nade entre eles.
Uma curiosidade interessante é que a grande maioria das ruas de Itacoatiara tem nome de flor. A exemplo está a Rua das Acácias, a Rua das Papoulas, a Rua das Orquídeas e a Rua das Begônias, dentre outras.
Como chegar
Como vans e ônibus não podem entrar até a praia, quem quer ir a Itacoatiara, deve pegar um ônibus até Itaipú, e de lá seguir a pé. A praia tem fácil acesso de carro, porém, no alto verão, é importante chegar cedo para encontrar vagas para estacionar.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Flickr David Pereira