Fundada em 1860, Brusque é considerada a 2º melhor cidade para se viver no estado de Santa Catarina e a 45º no Brasil. A cidade que foi fundada por colonizadores do sudoeste da Alemanha e recebeu, em 1875, os primeiros italianos e em 1889 os poloneses, possui várias atrações de turismo, ótima infraestrutura e tradições que são celebradas em festas típicas e nos costumes de seus habitantes.
Com a chegada das férias de verão, a cidade recebe um alto número de visitantes que aproveitam para se divertir e conhecer um pouco mais dessa belíssima cidade brasileira com ar estrangeiro. Um dos principais atrativos da cidade é o Santuário Nossa Senhora de Azambuja, que ostenta duas torres de 40m de altura, três naves e duas capelas laterais. No altar principal está a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, trazida pelos primeiros imigrantes italianos. O complexo religioso abrange o Museu Arquidiocesano, uma gruta subterrânea, o morro do Rosário, um seminário e um hospital.
O histórico Museu Arquidiocesano Dom Joaquim é considerado o maior e mais completo museu de arte sacra popular do Brasil, e possui sacristias, altares, imagens e crucifixos rústicos, castiçais, livros e etc. O Parque Nacional Leopoldo Moritz é uma miniatura de uma fazenda e possui animais domésticos, cachoeiras, roda-d’água, lago com peixes e ponte pênsil. Por estar situado na parte alta do centro de Brusque, o parque proporciona uma vista panorâmica da cidade.
Atração é o que não falta em Brusque. A cidade possui o Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, que é o mais antigo do gênero em funcionamento do Brasil, e foi inaugurado em 1866 com a função de treinar os atiradores na defesa contra os ataques dos índios. Todo terceiro domingo do mês de agosto ,cerca de 80 mil devotos rezam, agradecem e fazem pedidos a Nossa Senhora de Azambuja. É normal encontrar nas padarias e confeitarias de Brusque variedades de doces alemães como: Apfelstrudel, torta floresta negra, biscoitos, pães trançados, tortas de requeijão e de limão. Porém o mais famoso é o doce adaptado dos imigrantes com a região tropical, a “Cuca com cobertura de farofa e banana”. Entre os pratos simbólicos, o mais famoso é o marreco com repolho-roxo, principal prato da Festa Nacional do Marreco.
Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto destaque: Divulgação/ brusque.sc.gov.br