A região da Costa do Dendê é um das mais belas e ricas do estado da Bahia. Abençoado com praias maravilhosas, natureza impecável e uma localização privilegiada, entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, o lugar é, sem dúvida, um destino que todo viajante deve conhecer antes de morrer.
Com cerca de 115 quilômetros de litoral, a Costa do Dendê guarda alguns dos lugares mais preciosos da Bahia. Nela, se encontram as regiões Morro de São Paulo, Boipeba, Marú, entre outras. As praias intocadas, de águas claras e quentes, com formações variadas de recifes de coral e emolduradas por vastos coqueirais, figuram entre as melhores do país nos principais guias do gênero.
Para quem visita a região, a atividade recomendada é dentro do mar. A Costa do Dendê possui locais excelentes para mergulho, com excelente visualização e rica vida marinha. Em Morro de São Paulo, a visibilidade chega a até 20 metros de profundidade e, em Boipeba, a apenas 500 metros da praia já é possível apreciar belíssimos recifes e corais.O arquipélago fluvial do Rio Una abriga uma variedade de ilhas paradisíacas – Tinharé, Boipeba, Cairu. A estonteante Baía de Camamu abre-se em dez ilhas inexploradas, com vegetação primitiva e coqueirais. Os intermináveis manguezais servem de berçário para robalos, tainhas, caranguejos, siris, camarões, pitus, ostras e lambretas. Uma extensa contracosta de águas plácidas é ideal para navegação, vela, mergulho e pesca.
As imponentes cachoeiras são picos para a prática de esportes radicais. Uma Unidade de Conservação preserva a rica fauna e flora. As abundantes árvores de dendê, tempero que dá o gosto peculiar da culinária baiana, dão o toque final no cenário local. A natureza velada neste paraíso de grande diversidade ecológica divide a paisagem com um rico acervo histórico, herança do Brasil Colônia. Os povoados primitivos preservam características culturais tradicionais.
Texto por: Andressa Volpini
Foto destacada por Tuca Moraes