Dolceacqua é uma pequena cidade medieval situada na Região de Liguria, na Itália. Com numerosos testemunhos arqueológicos, baseia sua economia no turismo e na viticultura. Entre o mar e a montanha, envolto a uma vegetação mediterrânea com flores que exalam um gostoso e agradável perfume, encontra-se um dos Borgos Medievais mais famosos da Liguria.
Seu nome na tradução, Água Doce, descreve numa simplicidade o que é este pequeno vilarejo com quase mil anos de história. É um lugar fascinante que transporta seus visitantes no tempo. Ao percorrermos suas ruelas, temos a sensação de estarmos dentro de um filme de época.
A cidade é composta por duas aldeias: o centro antigo, chamado de “Terra” e o “Borgo”, ambos são ligados por uma ponte medieval feita de pedra jubarte. Na parte antiga da cidade está o Castelo Doria, que pode ser alcançado caminhando pelas ruazinhas estreitas e pitorescas da cidade.
O lugar ficou mais conhecido com a visita ilustre do pintor Claude Monet que chegou à Liguria em companhia de seu amigo Renoir no final de 1883. Monet ficou fascinado com a beleza da região e assim decidiu prolongar a viagem. No ano seguinte, imortalizou este cenário numa de suas obras. E desde então, serve de inspiração para muitos artistas.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Freeartist