Tóquio reúne um conjunto impressionante de lojas das principais grifes mundiais. O comércio local atende desde um público mais exigente até quem apenas deseja comprar lembrancinhas e produtos mais populares e baratos. Como não poderia ser diferente, os locais mais visados são as especializadas em eletrônicos, moda e estética. Uma cena impactante para os brasileiros pode ser vista em várias grandes lojas. Logo na entrada, cestos enormes e repletos de telefones celulares, pen drivers e outras parafernálias eletrônicas são oferecidos por preços de liquidação. Muitos desse produtos são atuais e novidades para nós, porém, já defasados para os exigentes consumidores japoneses.
Ginza é o centro comercial mais famoso de Tóquio, principalmente para quem deseja comprar artigos de luxo. Em Shibuya, despontam as tendências da moda. E em Akihabara estão os eletrônicos e equipamentos fotográficos de marcas consagradas, além de livrarias específicas para os aficionados por animes e mangás.
As principais ruas do bairro, apelidado de Akiba, chamam a atenção os grandes luminosos das lojas e os cosplay – adolescentes vestidos como personagens de animes. O lugar se tornou mais do que um aglomerado de computadores, teclados e telefones celulares e adotou a cultura dos games e do RPG.
Nos finais de semana, a rua principal – a Chuodori – fica fechada para os carros e recebe jovens vindos de todas as partes em busca dos fliperamas e equipamentos de videogame espalhados pela região. Também é bastante comum cruzarmos com garçonetes fantasiadas de criadas abordando os potenciais clientes dos “maid cafés” nas ruas do bairro.
Nesses estabelecimentos, os clientes são tratados como mestres ou patrões recém-chegados à sua mansão, sendo recepcionados por seus servos. Eles tiram fotos com as garotas e participam de brincadeiras enquanto esperam a refeição. Embora à primeira vista pareça algo meio pervertido ou dominador, a relação é bastante infantil. Estrangeiros desavisados que toquem as moças são logo colocados para fora.
Outro bairro importante em Tóquio é Roppongi, que além das lojas, restaurantes e atrações culturais também tem o cruzamento mais movimentado do mundo no encontro de cinco ruas.
A vida noturna na capital japonesa é conhecida mundialmente. Algumas das melhores baladas do planeta estão por lá. E não importa o seu estilo musical porque tem para todos os gostos. Em todas as casas impressionam a decoração, iluminação e qualidade do som. As noites de Tóquio são mais intensas em Roppongi, principalmente na Avenida Gaien Higashidori, onde estão alguns dos mais populares bares e boates high-tech. Em uma delas, a Ageha, a pista de dança principal comporta mais de 2,4 mil pessoas.
Os baladeiros contam ainda com boas opções nos bairros de Shinjuku, Shibuya, Kabukicho e Harajuku. Os bares especializados em karaokê – mania local – estão por todas as partes. Nas animadas happy hours após o trabalho, grupos de amigos se reúnem para beber, conversar e cantar. Nem sempre cantam bem, mas cantam muito!
Como chegar
Dois aeroportos internacionais atendem quem deseja viajar a Tóquio: Narita – distante 65 km – e Haneda. A partir de São Paulo é possível chegar às capital japonesa por diversos caminhos e com uma ou mais conexões. A escolha da companhia aérea definirá o roteiro da viagem que pode ser via Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África. Confira algumas opções:
Delta Air Lines, via Atlanta (EUA) delta.com
Turkish, via Istambul flyturkish.com.br
Air France, via Paris airfrance.com
British Airway, via Londres britishairways.com
Emirates, via Dubai emirates.com.br
Lufthansa, via Frankfurt lufthansa.com
Ethiopian, via Adis Abeba ethiopian.com
Texto por: Roberto Maia
Foto destaque por IStock/kasto80