Canoa Quebrada tem origem numa antiga vila de pescadores, localizada no município de Aracati, a 165 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará. Transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila.
Hoje, além da paisagem única e exuberante, as atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte, são as praias de Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas. Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou à cavalo e ficar em contato com a natureza do lugar, para os mais aventureiros tem passeios de parapente, buggy e quadricíclo. Canoa Quebrada tem ótima rede de hotéis e pousadas e boas opções gastronômicas.
A temperatura é bastante estável, oscilando pouquíssimo, entre 27 e 30ºC o ano todo, correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, cria um ambiente ideal para prática de voo com parapente e ventos vindos do leste de até 20 nós com águas calmas são perfeitos para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem crescendo muito na região. No alto da maior duna de Canoa, pode se apreciar um dos maiores espetáculos do nordeste, o Pôr do sol. Para os mais místicos o Pôr do sol visto desde a maior duna de Canoa Quebrada tem uma energia diferente de outros locais. Depois de todo este SPA energético, recupere o fôlego, porque “A noite da Broadway” (rua principal de Canoa Quebrada), possui atrações até a madrugada.
Durante o dia o prato principal gira em torno de lagostas, peixes, arraias, camarões, ostras e caranguejos, à noite, além de todos estes frutos do mar, muitas outras delícias estão fumegando nas panelas, que em breve estarão a postos para o seu bel-prazer. Para isso, a Broadway será quase sempre o seu destino. Calma, não estamos falando da terra do Tio Sam, mas, da única rua de Canoa Quebrada que ao mesmo tempo é point e endereço da maioria dos bares, boates e restaurantes do vilarejo. Para degustar as maravilhas da cozinha regional e uma carne assada que se derrete a cada garfada.
A Broadway do Nordeste
Mas, se você já está mais do que alimentado e doido para cair na gandaia, não fuja da Broadway. O agito da rua começa por volta das 22 h e só termina quando o dia já raiou. Aqui, Bob Marley é Deus e os drinques quentes são o manjar dos deuses. Cansou da calmaria? Chegou a hora de entrar no ritmo. Forró, Reggae, dance, rock e axé se misturam nas boates, abertas até às 5 h da manhã. Daqui, só lhe resta ver o sol nascer na praia e desmaiar na cama da Pousada, porque daqui há pouco começa tudo outra vez.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva com informações Setur de Aracati
Foto destacada: Ostill via Istock