A Nova Zelândia ronda o imaginário de muitos viajantes com suas paisagens naturais incríveis. É um destino bastante procurado para programas de intercâmbio e jovens em busca de aventura. Mas nem só disso é que vive seu turismo.
O país tem uma história rica e fascinante, refletindo sua mistura singular de cultura maori e cultura europeia. O povo Maori foi o primeiro a chegar à Nova Zelândia, viajando em canoas desde Hawaiki a cerca de mil anos atrás. Um holandês, Abel Tasman, foi o primeiro europeu a avistar o país, mas foram os britânicos que tornaram a Nova Zelândia parte de seu império.
Em uma visita ao país, você descobrirá incríveis locais históricos e taonga (tesouros) do povo Maori, bem como belos edifícios da era colonial espalhados pela cidade. Um passeio por qualquer cidade da Nova Zelândia mostra como o país se tornou culturalmente diverso e fascinante.
Além disso, a Nova Zelândia é o paraíso dos amantes da boa comida e do bom vinho. Os vinhedos se estendem por todas as regiões, os chefes dão um toque local divertido na fina gastronomia, e os festivais servem sensações gustativas ao som de músicas regionais.
Hawke’s Bay, Martinborough e Marlborough e Central Otago são regiões vinícolas símbolos da Nova Zelândia; escolha dentre 120 vinhedos dirigindo pela Rota do Vinho (Classic New Zealand Wine Trail). Se realmente estiver atrás de uma excursão para degustação de vinhos completa, inclua West Auckland, Gisborne e Canterbury ao seu itinerário.
A maioria das vinícolas fica aberta para degustação, e muitas têm restaurantes finos dentro de suas propriedades. Há também muitas excursões para degustação de vinhos com motorista ou por meio de bicicletas, uma excelente forma de aproveitar a gama completa dos sabores locais. Suas variedades internacionalmente aclamadas incluem Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e o Bordeaux (variedades de Cabernet Sauvignon/Merlot).
Já a comida da Nova Zelândia vai além do fish and chips e churrascos; nossos chefes desenvolveram uma culinária do Pacífico distinta. Espere apreciar diversos frutos do mar (como os mexilhões de lábios verdes da Nova Zelândia, lagostim (lagosta), ostras de Bluff e peixe fresco), queijos premiados e, claro, seu famoso cordeiro.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ MaRabelo