O espírito natalino toma conta do Paraná a partir desta semana, a começar pela capital. Hoje (22), estreia a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024, a maior do Brasil. A expectativa é de que mais de 300 mil turistas passem por Curitiba para acompanhar as festividades até 06 de janeiro – data em que a decoração será desmontada.
Além da decoração que toma conta de ruas, prédios, parques e praças, são mais de 170 apresentações artísticas – todas gratuitas –, além de atrativos como show de drones, roda-gigante e carrossel. Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade, por meio de gastos com hospedagens, alimentação e afins.
Segundo o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, a parceria do estado com o município é focada na consolidação de Curitiba como a Capital Nacional do Natal. “Queremos mostrar Curitiba como um destino referência para esta época do ano, atraindo turistas do Brasil e do exterior. Temos também o compromisso de motivar esses turistas a permanecerem por mais tempo na cidade, mostrando os diversos atrativos turísticos paranaenses que podem ser visitados, como as praias, as cidades históricas do nosso Litoral, as vinícolas da Região Metropolitana, os atrativos naturais dos Campos Gerais e muitos outros”, destaca.
O amplo movimento turístico na cidade é benéfico também aos negócios e serviços ligados ao setor. É o que aponta o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes. “O turismo acarreta em um grande movimento financeiro nos destinos, gerando mais empregos devido à demanda, mais renda para ser aplicada nos municípios e maior estrutura e qualidade de vida a população. Por isso também a importância de fomentar esse fluxo, porque o setor é feito, sobretudo, pela iniciativa privada”, completou.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação/PMC