A crescente procura de turistas estrangeiros no Paraná, fez com que Curitiba figurasse entre os destinos classificados no ranking da Lonely Planet, como um dos 30 melhores destinos do mundo para se visitar em 2025. Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Viagens do Paraná (ABAV-PR), João Alceu Rigon Filho, a visibilidade internacional traz muitas oportunidades para o trade turístico local e estadual. “Constar em um ranking, ter títulos e reconhecimento facilita o trabalho de atração turística, que é foco das agências de viagens”, comenta Rigon Filho.
Um dos pontos fortes destacados na pesquisa é o compromisso que a capital paranaense tem com a valorização com os turistas que chegam à cidade e a forma imersiva de seus atrativos. Além disso, o destino é reconhecido por ressaltar as belezas naturais, a arquitetura elegante e dinâmica, assim como a variedade de museus, como o Museu Oscar Niemeyer (MON), e parques, como o Jardim Botânico, que oferecem turismo sustentável e atrativo.
O título de cidade mais inteligente do mundo – World Smart City Awards, recebido em novembro de 2023, atraiu novos olhares para a capital paranaense. O prêmio foi concedido pela Fira Barcelona e a conquista fez com que os gestores do Turismo tivessem um despertar do movimento de turistas não só em Curitiba, mas também no Paraná.
O aumento da demanda de turistas da região da Argentina e do Uruguai trouxeram novos voos internacionais para o Paraná. A companhia aérea Jet SMART começou a operar a partir de junho deste ano os trechos de conexão direta, Curitiba Santiago e Curitiba Buenos Aires. Sendo o Aeroporto Internacional Afonso Pena na região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais o escolhido para exercer a operação. Na crescente demanda, a Companhia aérea Latam também percebeu uma oportunidade de conexão entre Curitiba – Lima, Peru no dia 28 de outubro de 2024, trazendo mais uma opção de conexão.
Segundo Rigon Filho, essa demanda se vem não apenas por todas as qualidades da capital, mas também por seu olhar sustentável e o trabalho diário de toda cadeia do turismo: “Nós da Associação Brasileira de Agente de Viagens do Paraná, reconhecemos que essa visibilidade tem um resultado porque nós da cadeia do turismo trabalhamos juntos em prol do crescimento do Turismo do Paraná. Atrair mais negócios para o município é algo natural, após esse trabalho conjunto realizado entre iniciativa privada, poder público e entidades do trade turístico”, finaliza.
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: IMT-Pedro Ribas- SMCS