Dentro do seu plano estratégico 2024-2029 e do programa de expansão da frota, a TAAG Linhas Aéreas de Angola recebeu em Luanda a primeira aeronave modelo A220-300 de sua lista de encomendas ao fabricante Airbus. A cerimônia de apresentação da aeronave ocorreu no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro e contou com a presença de convidados institucionais, representantes diplomáticos, entidades do ecossistema da aviação civil, parceiros e clientes corporativos.
No âmbito do processo de renovação da frota, baseado em uma estratégia multimarca, esta é a primeira vez, ao longo dos seus 86 anos de história, que a companhia introduz aeronaves da Airbus. A A220-300 foi incorporada em regime de leasing com a Air Lease Corporation, com o objetivo de assegurar as ligações domésticas e as conexões intra-África. O fortalecimento da frota da TAAG reflete o compromisso da companhia com a modernização e o crescimento, proporcionando uma frota mais versátil e maior disponibilidade de aeronaves para atender à crescente demanda de passageiros e clientes.
A configuração do Airbus A220-300 da TAAG permite acomodar até 137 passageiros, sendo 12 na classe executiva e 125 na econômica. Esta é uma aeronave moderna e extremamente eficiente, com uma economia de consumo de combustível de aproximadamente 25%, baixa poluição sonora e emissões reduzidas de gases nocivos ao meio ambiente, em comparação com a geração anterior de aeronaves.
Os clientes e passageiros da TAAG poderão desfrutar de uma experiência de voo aprimorada, com um elevado grau de conforto e espaço na cabine, além de um volume total de carga de 28 m³.
Em termos de capital humano e valorização do conteúdo local, a chegada do A220-300 proporcionará oportunidades de progressão de carreira para o pessoal navegante angolano, além de permitir a aquisição de know-how para a realização da manutenção dos equipamentos em Angola.
A aeronave A220-300 também se destaca por ser a primeira a incorporar a nova identidade visual da TAAG, mantendo em sua decoração toda a angolanidade, com ênfase à visibilidade da Palanca na cauda e nas asas do avião.
A TAAG passa a contar com um total de 22 aeronaves de passageiros, incluindo oito Boeings 777, sete Boeings 737-700, seis Dashs-8 Q400 e, agora, um Airbus A220-300.
Saiba mais sobre a TAAG em www.taag.com
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação