Na última terça-feira, 20 de agosto, o Movimento Supera Turismo Brasil lançou a campanha Uma Força para o RS – Campos do Jordão Ajuda Gramado, em uma importante parceria com o Consórcio Aproveita Campos do Jordão. A iniciativa visa fortalecer o turismo no Rio Grande do Sul, especificamente na cidade de Gramado, após as severas enchentes que afetaram o estado em abril e maio deste ano.
Estiveram presentes Carlos Prado, co-fundador do Supera Turismo RS; Marina Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa; Enzo Arms, presidente do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias; Sidney Isidro, presidente do Comtur de Campos do Jordão; Marcelo Richtmann, membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão e coordenador do projeto; Toni Sando, presidente do Unidestinos e Aristides Cury, presidente da Skal Internacional São Paulo.
Carlos Prado iniciou a apresentação falando da importância do turismo para a economia brasileira, sendo este um setor que movimenta mais de 60 segmentos. Após sua fala convidou Marina Figueiredo para fazer sua apresentação: “O movimento Supera Turismo une e junta as pessoas. Traz as pessoas para quando a gente entende que é preciso de uma união para superar algum momento do nosso setor”, disse Marina, relembrando a origem do movimento durante a pandemia e a necessidade de reativar o mesmo agora para contribuir com o RS.
Já Enzo Arms falou das dificuldades enfrentadas pelo estado depois das chuvas devastadoras deste ano. Com o aeroporto fechado e estradas interditadas, o fluxo de turistas diminuiu intensamente, o que prejudicou a temporada de inverno na região. É importante lembrar que as cidades da Serra Gaúcha foram pouco afetadas e se encontram aptas a receber os visitantes. O Aeroporto Salgado Filho tem previsão de reabrir em outubro, e a expectativa é que chegue ao máximo da sua capacidade no mês de dezembro, a tempo de receber os turistas para a temporada de Natal.
“Gramado é hoje provavelmente o município que mais depende do turismo para se manter. 90% do que a gente arrecada é do turismo”, contou Arms. “Tivemos problemas infinitamente menores do que a média do Rio Grande do Sul”, disse. Durante sua apresentação ele também mostrou-se emocionado com o apoio recebido por outras cidades turísticas, como Campos do Jordão.
Os participantes lembraram que, embora as cidades serranas tenham sido pouco atingidas, outras sofreram um impacto devastador e que pode demorar anos para se recuperarem completamente. Daí a importância de seguir auxiliando a região sem depender apenas do poder público. “Quando a sociedade civil organizada se movimenta faz com que se torne um exemplo para outros destinos”, afirmou Toni Sando. “Essa é a essência dessa atividade, que faz com que o turismo possa exercer essa cooperação entre destinos ”, completou.
Sidney Isidro, por sua vez, relembrou a criação da campanha. “Numa ação ímpar em Campos do Jordão unimos todos os presidentes, toda a diretiva das associações, o Convention Bureau, Associações Comerciais, Associação dos Hotéis, pela causa do desenvolvimento do turismo e agora colocamos ela à disposição para apoiar a nossa cidade irmã, que é Gramado”, comentou. “Nós queremos fazer o turismo de montanha do Brasil ser forte, e só vai ser forte se Gramado e Campos de Jordão, que são os ícones brasileiros de turismo de montanha, estiverem potentes”, finalizou Isidro.
A ideia da campanha é fazer arrecadação de recursos, que podem ser mensais ou esporádicos, no mínimo até dezembro deste ano. Toda a verba arrecadada será repassada para o CVB de Gramado. A campanha ainda apoia que outros CVBs adotem cidades gaúchas e repliquem esse movimento. “Espero que essa iniciativa seja uma vitrine de replicação. Que aquilo que nós estamos fazendo com Gramado, outras cidades possam se inspirar e fazer também“, comentou Marcelo Richtmann. “Não importa de onde você é, olhe para o Rio Grande do Sul, que ainda precisa muito de todos nós”, completou.
Aristides Cury, representando o Skal, finalizou dizendo que a entidade estará promovendo uma reunião durante o Festuris para convidar os clubes Skal da América do Sul a ajudarem na divulgação e na arrecadação do projeto.
Para contribuir com a causa ou obter mais informações sobre a campanha acesse: umaforcaprors.com.br
Texto e fotos por: Cláudia Costa