logo

Telefone: (11) 3024-9500

São Bento do Sapucaí participa do Festival Gastronômico Sabores da Montanha | Qual Viagem Logo

São Bento do Sapucaí participa do Festival Gastronômico Sabores da Montanha

12 de agosto de 2024

Até o próximo dia 25 de agosto acontece a 2ª edição do Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que reúne dezenas de restaurantes localizados na Serra da Mantiqueira e região, entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Chefs de restaurantes selecionados criam pratos especialmente para o festival, feitos para surpreender os paladares mais exigentes e destacar insumos autenticamente regionais, vindos de pequenos produtores. Esse, inclusive, é o intuito do festival: divulgar e valorizar a gastronomia típica da Mantiqueira.

A 200 km da capital paulista, São Bento do Sapucaí, um dos principais destinos de montanha do país, é uma das cidades participantes. O festival acontece dentro dos próprios estabelecimentos, que, no caso de São Bento, são sete no total, entre restaurantes, bar, pizzaria e até uma vinícola.

Foto por Patrícia Chemin

Localizada no centro da cidade, a Pizzaria Fiore, já famosa por suas pizzas “km Zero” (criações autorais feitas exclusivamente com ingredientes da região) desenvolveu um novo sabor de pizza para o festival. A pizza de guanciale das Terras de Monã leva molho de tomate San Marzano da Fazenda do Retiro (Gonçalves/MG), muçarela, refogado de shimeji da Quinta dos Cogumelos (São Bento do Sapucaí/SP) e fatias bem fininhas e saborosas de guanciale (bochecha de porco defumada) das Terras de Monã (Gonçalves/MG).

Foto por Patrícia Chemin

A Vinícola Villa Santa Maria oferece para almoço um menu completo em cinco tempos. Entre as opções de prato principal, uma delas foi criada para o Sabores da Montanha. É uma releitura da carne de lata, com arroz Piagüi (típico da região, com um sabor que remete ao pinhão) e amêndoas laminadas. A carne de lata é um tradicional método de conservação usado antigamente nas fazendas, no qual a carne é preservada na própria gordura, o que faz com que fique mais macia e saborosa.

Foto por Patrícia Chemin

Produtora de oliveiras e azeites extravirgens, a OLIQ também é famosa por seu restaurante, que combina a culinária caipira com a mediterrânea em uma leitura mais contemporânea. Durante o festival, vale provar o angu Mantiqueira, composto por uma polenta de milho, fonduta de queijo OLIQ, cogumelos da região, lâminas de abóbora, gremolata (tradicional tempero italiano) e ora-pro-nóbis crocante. Outra opção é o ravioli de galinha caipira com presunto cru e queijo OLIQ, servido com espuma de shitake, caldo de galinha caipira e cogumelos.

Foto por Patrícia Chemin

Já o Bar do Tião, uma das casas mais animadas de São Bento do Sapucaí, traz para o Sabores da Montanha o Tião cupim, lanche bem caprichado no recheio e composto por pão francês, um saboroso cupim desfiado, vinagrete, queijo e molho da casa.

Foto por Patrícia Chemin

No Empório Caminhos dos Queijos, loja especialista em queijos artesanais brasileiros, é possível provar e levar para casa o queijo Borbinha, criação da Queijaria Bolderini, de Pindamonhangaba/SP. Tem uma textura cremosa, que derrete na boca, e um sabor suave. Também participam do festival a Comedoria Literária e a Fazenda Soares Queijaria Artesanal.

Mais informações em: saboresdamontanha.com.br / @saboresdamontanha_br

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de São Bento do Sapucaí, com apoio da Acisb (Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sapucaí), Sabores da Montanha e Volvo do Brasil.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários