logo

Telefone: (11) 3024-9500

Temporada de observação de baleias encanta turistas pelo Brasil | Qual Viagem Logo

Temporada de observação de baleias encanta turistas pelo Brasil

19 de julho de 2024

A observação de baleias no litoral do Brasil encanta milhares de turistas todos os anos, especialmente durante as férias de julho. A temporada das gigantes do mar já começou, e as espécies podem ser avistadas nos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A expectativa é de que mais de mil jubartes visitem as águas quentes do Brasil neste período.

Todos os anos, as baleias jubarte passam pelo Litoral Norte do estado de São Paulo em direção à Bahia, onde costumeiramente se reproduzem. No trajeto, elas realizam saltos e acrobacias que encantam os turistas. Os grupos começam a partir em agosto, com as últimas aparições registradas no Rio Grande do Norte, em novembro, quando se despedem da costa brasileira.

No Rio de Janeiro, algumas espécies também já começaram a aparecer no litoral. Além das jubartes, baleias da espécie franca também foram avistadas, oferecendo mais um motivo de encantamento para os visitantes. Já em São Paulo, Ilhabela e São Sebastião oferecem tradicionalmente o turismo de observação de baleias entre seus atrativos. Vitória, no Espírito Santo, também é famosa pela observação desses mamíferos.

Na temporada do ano passado, o Viva Instituto Verde Azul, projeto dedicado ao estudo e preservação dos animais marinhos, registrou a passagem de 1.172 baleias jubarte pelo país. Esse número pode ser ainda maior, considerando o crescimento da população da espécie graças a medidas de proteção desses animais.

Observação das baleias

Os turistas podem realizar passeios com operadores e mestres de embarcação credenciados no Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. Esses profissionais são orientados a desenvolver a atividade com segurança e responsabilidade tanto para os animais quanto para os turistas.

Os passeios podem ser feitos em embarcações em alto-mar, mas alguns cuidados devem ser tomados ao ver de perto esses animais, que chegam a atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. A orientação é que as embarcações mantenham no mínimo 100 metros de distância do grupo de baleias, navegando de forma paralela ao animal, nunca pela frente ou por trás, e sempre em baixa velocidade, por um período médio de meia hora.

Vale lembrar que, para prestigiar esse espetáculo da natureza, é importante respeitar as baleias, preservar o meio ambiente e promover um turismo sustentável e seguro.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / blake81

Comentários