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Multipropriedades no Brasil: estudo aponta crescimento e novos perfis de consumidor em 2023

22 de maio de 2024

A mais recente edição do estudo “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil”, elaborado pela Caio Calfat Real Estate Consulting, traz insights profundos sobre o crescimento e as tendências desse mercado no Brasil. O relatório, reconhecido por sua abordagem detalhada e abrangente, agora inclui pela primeira vez um perfil detalhado do multiproprietário, fornecendo uma visão importante para decisões estratégicas no setor.

Segundo o estudo, o mercado de multipropriedades registrou um expressivo aumento no Valor Geral de Vendas (VGV), atingindo R$79,5 bilhões em 2023, o que representa um crescimento de 33% em relação ao VGV de R$59,9 bilhões reportado em 2022. Esse aumento é atribuído principalmente à expansão do número de multipropriedades direcionadas a clientes dispostos a investir mais nas frações, com o valor médio da semana subindo 14,4%, de R$39.006 para R$45.000. Além disso, o documento aponta um aumento de projetos em faixas de renda mais altas, onde os valores semanais podem ultrapassar R$80.000.

O levantamento também revela um aumento de 11,1% no número de empreendimentos operando sob o modelo de multipropriedade, saltando de 180 em 2022 para 200 em 2023. Estes estão distribuídos por 89 cidades em 19 estados, com a região Sul liderando em número de projetos, seguida pelo Nordeste e Sudeste. Da mesma forma, o setor alcançou oito novos destinos turísticos brasileiros em 2023, expandindo a oferta de localidades para multiproprietários.

São eles: Atibaia (SP), Barra de São Miguel e Maragogi (AL), Conde (PB), Itá (SC), Porto Belo (SC), São Francisco de Paula (RS) e Tijucas (SC).

“O resultado do estudo neste ano é tão relevante que, na minha opinião, ele é a segunda melhor notícia depois da sanção da lei de multipropriedade, e terá impacto direto no sucesso do desempenho do setor no Brasil”, antecipa Caio Calfat, diretor-geral e fundador da Caio Calfat Real Estate Consulting, um dos maiores especialistas do segmento na América Latina.

multipropriedade estudo

Foto por Divulgação

Novo perfil de público

A pesquisa realizada em parceria com a consultoria Mapie trouxe pela primeira vez um capítulo dedicado aos hábitos de viagem do multiproprietário brasileiro. Os dados indicam que esses consumidores viajam para lazer duas a três vezes por ano, com preferência marcante por destinos de sol e praia, seguidos por parques temáticos e aquáticos. O perfil predominante é de homens (60,52%), residentes na região Sudeste (82,26%), e com idades entre 30 e 49 anos (66,78%).

A sóciada Mapie, Carolina Sass de Haro, comentou sobre a evolução demográfica observada: “este produto atende às famílias com desejo de férias para relaxar, descansar e se divertir e isso vale para qualquer idade. A concentração está entre 30 a 59 anos, mas com cada vez mais penetração de outras faixas etárias”.

Ela também destacou a adaptação das ofertas de multipropriedade para atender às preferências específicas dos consumidores, especialmente aqueles que buscam hotéis de quatro estrelas e resorts all inclusive em destinos de sol e praia.

“Vemos que os produtos que estão sendo desenvolvidos em várias regiões do país buscam atender a estes desejos. Quando não há praia, há um forte componente de lazer e entretenimento. Os clientes estão buscando férias memoráveis e empreendimentos que entregarem isso de forma plena serão valorizados”, explica.

Adicionalmente, o estudo mostra que a multipropriedade está entrando numa nova fase com produtos diferenciados e gestão mais profissionalizada. Os empreendimentos que conseguem entregar férias memoráveis e completas estão se destacando no mercado. A evolução do setor também é marcada pela diversificação para novos nichos, como vinícolas e minifazendas, indicando um amadurecimento do mercado e a busca por novos destinos e experiências.

“O cliente já conhece mais o produto e tem a segurança jurídica. E com o amadurecimento do modelo, algumas praças já ficam mais competitivas, por isso a busca por novos destinos e opções mais nichadas. É uma tendência geral do turismo de agregar experiências relevantes e o mesmo acontece neste segmento da indústria”, finaliza Carolina.

O relatório “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedades no Brasil” de 2023 foi apresentado pela primeira vez no Adit Share 2024, nesta quarta-feira (22).

Texto por: Eliria Buso com informações de agência

Foto destaque por lifeforstock no Freepik

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