No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Accor, líder global em hospitalidade, reafirma seu compromisso contínuo com a preservação dos recursos hídricos por meio de iniciativas sustentáveis em seus hotéis. Por mais de 50 anos, a rede vem implementando práticas voltadas para o uso consciente da água, reconhecendo sua importância crucial em todas as operações, especialmente no setor de Alimentos e Bebidas (A&B).
Entre as metas estabelecidas pelo Grupo, destaca-se a redução de 45% no uso de água até 2030, em comparação com 2023. Além disso, a Accor está empenhada em aumentar a rastreabilidade e a colaboração com fornecedores locais responsáveis, visando assegurar que suas ações não impactem negativamente as comunidades locais. Essas iniciativas estão alinhadas com o padrão da Alliance for Water Stewardship, uma colaboração global que inclui empresas, ONGs e setor público, que adotam ações para contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos.
Os hotéis da Accor nas Américas têm desempenhado um papel fundamental nesse compromisso, implementando uma série de medidas responsáveis que resultaram em uma economia de 1.516.085 m³ de água. Essas iniciativas incluem:
Sistemas de economia de água: 92% dos hotéis Accor nas Américas já contam com sistemas de economia de água.
Captação, tratamento e reuso de água da chuva: Mais de 185 hotéis da Accor no Brasil instalaram sistemas para captar, tratar e reutilizar água da chuva, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos.
Eficiência hídrica: Reguladores de vazão foram instalados em 97% dos hotéis junto com descargas dualflux em 78% das unidades, promovendo o uso responsável da água.
Alternativas sustentáveis: Em regiões onde o tratamento de esgoto é limitado, os hotéis da Accor implementaram soluções como mictórios sem água e estações de tratamento de esgoto. Essas iniciativas não só promovem a sustentabilidade ambiental, mas também auxiliam no desenvolvimento de infraestrutura local, proporcionando soluções inovadoras para desafios específicos da região.
Reutilização de água cinza: Estações de Tratamento de Água Cinza (GWTP) foram instaladas em mais de 45% hotéis da rede, permitindo o tratamento e reutilização da água cinza para fins como irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários. Seguindo essa iniciativa, o Novotel Itu Golf & Resort no Brasil, reutilizou 4.400.000 litros de água cinza em 2023.
Promoção do uso consciente: Em vários hotéis da rede, há dispensadores de água e garrafas reutilizáveis disponíveis para hóspedes e funcionários, promovendo uma abordagem responsável ao consumo de água e eliminando o uso de plástico descartável na experiência dos hóspedes. Atualmente, 85% dos hotéis das Américas implementaram essa prática, eliminando mais de 57 itens de plástico de uso único. Hotéis como Mercure Belo Horizonte Lourdes e o ibis Maringá, no Brasil, e Novotel Santiago Providencia e Novotel Santiago Vitacura, no Chile, adotaram essa iniciativa.
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, enfatiza: “Nossa abordagem responsável em relação à água envolve a implementação de tecnologias inovadoras para aprimorar seu uso e reduzir o desperdício, tanto entre nossos colaboradores quanto nossos hóspedes. Essas práticas não apenas preservam recursos, mas também geram uma economia significa de custos operacionais. Desde a gestão hídrica, eliminação do plástico de uso único até o bem-estar animal e a redução da pegada de carbono, nossa estratégia de sustentabilidade abrange diversas áreas, demonstrando nosso compromisso holístico com o planeta e as comunidades locais.”
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação