A concessionária Consolare abriu novas datas para as visitas mediadas no Cemitério da Consolação, em São Paulo. Após passar por ajustes de data e horário, o tour gratuito passa a acontecer todas as segundas-feiras no período da tarde, às 14h. Sucesso de visitação, mais de 1.200 pessoas participaram dos encontros em 2023. Já estão definidas as datas até o final de maio, começando hoje (11), com o limite de 50 participantes por encontro. Em casos de chuva, o encontro é cancelado automaticamente.
“Esta é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a trajetória das personalidades sepultadas na necrópole que contribuíram para a história da cidade de São Paulo. O Cemitério da Consolação é um local de valor cultural e histórico inestimável, e estamos comprometidos em preservar sua memória e promover mais conhecimento sobre esse espaço”, explica Marcelo Monteiro, gerente de Operações da Consolare.
As visitas contam com a mediação do carismático Francivaldo Gomes, conhecido como Popó, funcionário da prefeitura que realiza o tour mediado há mais de 20 anos no Consolação, e de Patrick Gomes, filho de Popó e funcionário da Consolare, que tem acompanhado as visitas. Os ingressos são gratuitos e disponibilizados diretamente na página da Consolare na plataforma Sympla.
Conhecido como um museu a céu aberto, o Cemitério da Consolação foi inaugurado em 15 de agosto de 1858 e abriga os túmulos de personalidades como Tarsila do Amaral, Luís Gama, Marquesa de Santos, Ramos de Azevedo, Antoninho da Rocha Marmo, Mário e Oswald de Andrade e Monteiro Lobato, além de obras de importantes escultores, tais como Victor Brecheret, Nicola Rolo e Luigi Brizzolara.
Serviço – visitas mediadas no Cemitério da Consolação
Rua da Consolação, 1660, Consolação – São Paulo/SP
Grátis – reservar ingresso no Sympla (há limite de 50 ingressos por visita)
Segundas-feiras, das 14h às 16h, conforme cronograma de datas abaixo:
- Março: 11, 18 e 25
- Abril: 01, 08, 15, 22 e 29
- Maio: 06, 13, 20 e 27
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação