BRASIL
Resort Refúgio do Estaleiro, uma joia em Porto Belo, Santa Catarina
Mais uma vez, a coluna Hospedagens Memoráveis destaca aqui uma estadia especial no Sul do Brasil. Este mês, o Resort Refúgio do Estaleiro ganhou espaço no nosso ranking e vou contar por aqui um pouco mais sobre nossa experiência por lá.
Margeando o oceano e totalmente imerso na natureza paradisíaca de Porto Belo, em Santa Catarina, o Refúgio do Estaleiro é um hotel único, projetado para integrar a paisagem deslumbrante dos arredores aos seus ambientes rústicos e bem decorados.
Ao conhecermos esse resort, entendemos com profundidade por que o slogan da propriedade é “refugie-se”. Localizado em uma região de preservação ambiental com mais de 90.000 metros quadrados, o hotel dispõe de 20 acomodações diversas.
Entre elas, estão suítes projetadas para hospedar confortavelmente duas pessoas, bem como chalés que podem acomodar casais ou famílias de até 4 pessoas. Independente do tamanho da acomodação, todas elas são equipadas com itens de decoração clean, com leve estilo praiano e tons claros, com a dose certa de elementos rústicos, combinada com camas confortáveis e amenidades de qualidade.
Todas as suítes proporcionam uma vista magnífica para o oceano, oferecendo um cenário deslumbrante aos hóspedes.
As acomodações são cuidadosamente integradas ao ambiente, oferecendo uma conexão harmoniosa com a natureza ao seu redor. Preciso dizer que, hospedar-se dentro da Mata Atlântica é uma experiência verdadeiramente encantadora e imersiva em uma natureza exuberante, que permite que sejamos envolvidos por uma atmosfera serena e relaxante. Acordar todos os dias com o som do oceano em meio ao coro de pássaros cantando em nossa janela realmente deixou a experiência por ali ainda mais incrível.
Além das acomodações excelentes, o resort conta com opções gastronômicas surpreendentes, além de completa com uma ampla área de lazer.
As comodidades incluem duas piscinas, jacuzzis, spa, quadra de beach tennis, trilhas para caminhadas e um espaço dedicado especialmente para crianças.
Vale destacar que sua piscina de borda infinita é um show a parte, uma vez que foi construída de forma estratégica e passa a sensação de estarmos no mesmo nível do mar. Para quem tiver interesse, é possível também optar por algumas atividades especiais terceirizadas, como relaxantes massagens, passeios a barco, pesca, mergulho e outros atrativos característicos da região da Costa Esmeralda.
Ainda próximo ao hotel uma praia quase deserta está disponível a ser acessada com uma trilha leve, que permite que os hóspedes possam experienciar uma praia tranquila e pitoresca, com vida selvagem exuberante.
Algo muito interessante deste resort é a oferta de um pacote de três dias chamado “Imersão Refugie-se Spa”. Nestas três diárias, os hóspedes podem experienciar vivências de yoga, meditação, terapias e massagens holísticas para promover relaxamento e bem-estar. Outros serviços como café da manhã especial na suíte e piquenique com vista para o mar também estão disponíveis na oferta. Vale a pena conferir!
Recomendamos fortemente essa experiência de refúgio à todos que planejam visitar a região, onde o conforto e a natureza estão prontos para proporcionar uma hospedagem memorável.
MUNDO
Casa Palácio Rincón de La Catedral, uma viagem ao tempo
A prática de viajar e conhecer novos lugares é mágica pois tem o poder de nos transportar para cenários, culturas e situações que, muitas vezes, só vimos em filmes ou em livros. A hospedagem memorável deste mês trouxe essa sensação para mim – foi como uma viagem ao tempo, mas para uma época em que eu sequer vivi, pois se passou a muitos séculos atrás.
Assim é o Casa Palácio Rincón de La Catedral. Situada em Toledo, na Espanha, essa pousada de charme foi nossa escolha para o fim de semana que passamos na cidade em uma recente viagem que fizemos para a Europa.
Preciso ressaltar que, a pousada, assim como Toledo em si, foram uma grata surpresa e explico o motivo: estar ali é como estar dentro de uma história medieval. O vilarejo, cercado por muralhas e castelos são um show à parte e, nossa estadia ali também não deixou a desejar. Gosto de pensar na como um tesouro escondido.
Escondido mesmo – por mais que as coordenadas tenham sido passadas com clareza, as ruelas da cidade fazem com que você se perca com facilidade e a pousada não tinha nenhuma placa ou sinal na entrada, o que dificultou um pouco nossa chegada.
Já ao adentrar na propriedade, somos impactados pela beleza do local, que não é grandioso, porém é cheio de charme e história. A anfitriã, muito solicita e simpática, nos recebe com muita prontidão enquanto conta um pouco da história do local. Ali foi um palácio no passado e hoje funciona como pousada exclusiva, no estilo boutique, com apenas cinco quartos disponíveis.
Ao caminhar pelo local, é possível observar detalhes da mistura cultural da cidade de Toledo, com influências árabes do passado, que podem ser percebidas nas músicas e objetos decorativos da pousada.
Outro ponto muito interessante que encontramos, foram artefatos e partes da construção que seguiram intactos desde o século XII, o que é impressionante – a sensação é como se estar em um museu, no melhor sentido da palavra. No centro da pousada, uma fonte também de muitos séculos atrás deixa o pátio a céu aberto ainda mais agradável, uma opção excelente de área comum usada para café da manhã nos dias quentes.
O nosso quarto, sem grandes luxos, também nos trouxe uma agradável sensação de estar em um filme de época: o teto e as portas, de madeira maciça, estavam ali desde a construção original da propriedade no século doze, bem como alguns itens de mobília e decoração.
Ao mesmo tempo, partes visivelmente restauradas e modernizadas, garantiram o nosso conforto, como o banheiro com chuveiro aquecido a gás, cama king size, wi-fi e até elevador. Foi possível perceber que os proprietários souberam bem equilibrar elementos antigos que fazem parte do coração da pousada com amenidades que hoje são necessárias para atender com mais conforto aos hóspedes.
Os corredores e escadas da propriedade são um convite para explorar a história do local: quadros dos familiares e suas gerações anteriores, junto de itens pessoais de diferentes épocas fizeram parte da experiência ímpar que vivemos no local.
O café da manhã fez parte dos pontos altos que encontramos por ali: embora os dois dias que estivemos por lá tenham sido de chuva, o que não nos possibilitou a experiência no pátio a céu aberto, o plano B não decepciona: para cada quarto, diferentes saletas e mezaninos estão disponíveis para uma experiência exclusiva e intimista.
Nós escolhemos o mezanino, onde majestosas cadeiras com tapeçaria especial estavam disponíveis, junto de uma mesa com uma variedade grande de pães, frutas e geleias frescas ao nosso dispor, todas servidas pela simpática anfitriã que nos fez sentir em casa.
É muito interessante poder escrever sobre experiências como a que tivemos por ali e refletir sobre o que de fato faz uma hospedagem ser memorável. Embora eu tenha a sorte de ter um vasto repertório de viagens e estadias para contar, foi a primeira vez que me hospedei em um lugar com tanta bagagem histórica e um poder de nos teletransportar incrível. Gratidão por essa experiência de viagem no tempo, Casa Palácio Rincón de La Catedral.
Texto por: Paola Di Buono. A jornalista escreve, mensalmente, a coluna Hospedagens Memoráveis na edição digital da Qual Viagem. Confira!
Fotos: Divulgação