Manifestações de fé e a boa música de viola recebem os turistas na Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre de sexta a domingo (26 a 28), em São José do Barreiro. A cidade turística é um marco da cultura tropeira e das raízes brasileiras, embelezada pela arquitetura colonial e pelo patrimônio natural da Serra da Bocaina.
O melhor da viola caipira tem a primeira apresentação na noite de sexta (26), com o show Bonna Convida – Noite de Viola na Praça, comandado pelo maestro e professor de música, Henrique Bonna. Entre outros trabalhos, Henrique é fundador do projeto Caipirando – Alma Carioca de Viola e maestro da Orquestra de Viola de São José do Barreiro.
A programação no sábado ganha um toque especial, com o projeto “Oi de Casa”, do grupo Marginália Caipira, que mistura música e poesia. A viola chora desde a tarde, com barreirense Fabin da Viola, às 15h, e, em seguida, o Marginália, às 20h, que se apresenta explorando o belo visual das grandes e coloridas janelas dos casaris coloniais de São José do Barreiro. A noite de sábado fecha com o forró pé-de-serra da banda Xoxóte.
Régis Violeiro encerra a programação musical no domingo (28), às 13h.
Os shows, gratuitos, reúnem composições próprias e clássicos da música brasileira, que resgatam as memórias dos ouvintes e colorem com belos dedilhados e versos a vida do homem do campo.
Devoção
A secular manifestação popular de fé ocorre no sábado. A Festa do Divino Espírito Santo começa às 14h, com apresentação de grupos de Folia de Reis da Serra da Bocaina. Tambores, viola, cantoria e muito colorido nas roupas típicas das folias remetem a séculos de devoção no Brasil.
Em seguida, 18h, ocorre a procissão do Divino, que reafirma a esperança no renascimento, na renovação.
As apresentações na Praça Coronel Cunha Lara, a Praça da Matriz, no centro, são abertas ao público.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Divulgação