Em 2023, a Semana Santa transcorre entre os dias 02 e 09 de abril. A tradição religiosa celebra a trajetória de Jesus Cristo, desde sua entrada em Jerusalém (Domingo de Ramos) até o dia que marca sua ressurreição (Domingo de Páscoa). Em Cunha (SP), a tradicional Semana Santa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição é um dos maiores eventos de fé e devoção católica do estado. A programação especial conta com missas, procissões e eventos artísticos que relembram o cortejo de Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
O Tríduo Pascal, realizado na Quinta-feira Santa (06), marca uma das noites mais bonitas e ricas da Semana Santa de Cunha. Após a Missa da Instituição da Eucaristia, com a clássica Cerimônia do Lava Pés, os fiéis seguem pelas principais ruas do Centro Histórico com a Procissão do Fogaréu.
Com início na Igreja Matriz da Cidade, o ritual encena a prisão de Cristo – sob a iluminação de tochas e o som de tambores. Vestidos com túnicas em representação aos soldados romanos, os penitentes (ou farricocos) passam por pontos como a antiga prefeitura e o casarão da Dona Neuza até encontrar a mesa da Última Ceia já vazia. Então, a procissão segue para a Igreja do Rosário, que simboliza o Jardim das Oliveiras, local onde Jesus foi preso.
Já na Sexta-feira Santa (07), a Encenação da Paixão de Cristo ocorre às 19h, na Praça da Matriz. Em um momento de fortes emoções, os fiéis poderão acompanhar a trajetória de vida, paixão e morte de Jesus Cristo, assim como sua ressurreição. O espetáculo é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e pela população local.
Ao longo de dez dias, Cunha reúne seus habitantes e recebe turistas que buscam o destino para celebrar a fé. As festividades começam no Sábado Véspera de Ramos (01), passam pelo Domingo da Ressurreição (09) e encerram-se com a Festa de São Benedito (10).
Mais informações em: cunha.sp.gov.br / @turismocunha
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Ken Chu – expressão studio