O clima ameno, as paisagens incríveis de mirantes, cachoeiras e trilhas, atividades diárias e uma vasta programação cultural, fazem de Botucatu-SP uma opção que deve ser considerada durante todo o ano e especialmente em dezembro.
A cidade une todo potencial geográfico e climático com eventos culturais, esportivos e artísticos, proporcionando programação variada e eclética a visitantes e moradores. Neste mês, por exemplo, a programação inclui carreatas, corais, orquestras, dança e observação de pássaros.
Do tupi Ybitu Catu, que significa Bons Ares, Botucatu está localizada no centro do estado de São Paulo, a 840 metros acima do nível do mar, com clima e características geográficas que dão à cidade aspectos de montanha, com brisa leve o ano todo; a cidade é cercada de mirantes e paisagens que podem ser exploradas de carro, bicicleta, a pé ou pelos ares; características atraem aventureiros de todo o Brasil e do mundo, em eventos esportivos e atividades ao ar livre, como voo livre, ciclismo, corridas de aventura, caminhadas, trekking, atividades aquáticas, observação de pássaros, entre outros.
Em dezembro, Botucatu sedia uma prova ciclística Trail Run e outra de Gravel que vão reunir 650 atletas de todo o país.
Para quem busca programas mais calmos e familiares, há a pinacoteca, museus, exposições, bairros rurais, apicultura, agricultura orgânica, observação de aves, criação de animais, e restaurantes.
Birdwatching
A observação e fotografia de pássaros também são atividades realizadas no município. O clima subtropical e os biomas de cerrado e mata atlântica conferem à região flora e fauna variadas, ideais para a prática de observação de pássaros, o BirdWatching.
Tanto que a cidade está se preparando com roteiros, observatórios e promovendo passarinhadas frequentes, com guias especializados, em parques ecológicos do município. A próxima Passarinhada será no dia 18 de dezembro.
Programação Especial de Natal
E em dezembro, a programação de Botucatu é especial, com música, feira, shows, corais, luzes de Natal e carreatas do Papai Noel, em diversos pontos da cidade.
Destacam-se a abertura da Feira Turística e o Coral do Nutras no dia 10, com projeção mapeada nos prédios históricos; o acendimento das luzes de Natal, no dia 11; e a carretada de Natal (17).
A feira prossegue com diversas atrações, de big band de jazz, às orquestras do município e a Camerata Les Ensembles que é a “Orquestra Oficial da Capital da Música”, em Tatuí-SP. Formada por uma equipe com mais de 80 profissionais, se apresentará no Centro, no dia 21.
A programação pode ser acessada no site oficial da Secretaria Adjunta de Turismo de Botucatu.
Cultura e Lazer
O setor cultural é outro destaque que atrai visitantes. A sinergia entre poder público, instituições, entidades e iniciativa privada, proporcionam programação variada, como a música em pontos turísticos – com artistas locais e até orquestras; feiras que valorizam o artesanato, a culinária, a arte e a cultura e atraem milhares de visitantes, todos os meses. Além de festivais de música, exposições, e circuitos culturais que completam o calendário de atividades ao longo do ano.
A cultura é reforçada com a única Pinacoteca do interior de São Paulo, que recebe exposições, faz exibições de filmes, teatro e música. É aberta ao público e recebe visitantes de todo o mundo. Outros prédios históricos importantes como a antiga estação de trem e uma imponente catedral em estilo gótico semelhante à catedral da Sé.
As igrejas são opções de visita e contemplação. Além da imponente catedral, a igreja do morro Santo Antônio, em Rubião Jr, é um dos locais mais visitados de Botucatu. Localizada no ponto mais alto da cidade, oferece uma linda vista do campus da Unesp e um pôr do sol memorável.
A capela de São Cristóvão, localizada na Rodovia Marechal Rondon, na encosta da Cuesta, também é um dos locais que conferem um visual incrível. Desta vez do nascer do sol.
Atrativos Naturais
Entre os atrativos naturais de Botucatu, destaca o Parque da Marta, umaunidade de conservação entre os Biomas Mata Atlântica e Cerrado. As trilhas são autoguiadas com placas e a presença de instrutores.
Outro ponto muito frequentado é o eco parque Pedra do Índio conta com mirantes e trilhas, sendo o atrativo principal o Deck com uma vista para as Três Pedras. Possui um restaurante que serve café da manhã, salgados, porções e sanduíches naturais.
O Rio Bonito é um bairro banhado por um dos braços do Rio Tietê, que possui um ancoradouro, de onde partem os barcos para passeio. Podem-se praticar esportes náuticos, como jet-ski, veleiro, caiaque, ski aquático.
Outros atrativos são a cachoeira da Indiana e o Parque da Pavuna, que tem cinco quedas de cachoeiras.
Para saber mais acesse: turismo.botucatu.sp.gov.br
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por: José Conte Jr