logo

Telefone: (11) 3024-9500

Parque da Cantareira é opção para realizar trilhas na cidade de São Paulo | Qual Viagem Logo

Parque da Cantareira é opção para realizar trilhas na cidade de São Paulo

30 de novembro de 2022

Para os amantes do meio ambiente, as trilhas são sempre ótimas opções para explorar a natureza. Melhor ainda é poder realizá-las a poucos quilômetros de casa. Localizado na Zona Norte da capital paulista, o Parque Estadual da Cantareira é uma ótima opção para este tipo de atividade. Administrado pela Urbia desde abril deste ano, o parque conta com nove opções diferentes de trilhas, sendo elas do nível fácil ao intermediário.

Os visitantes encontram trilhas com avistamento de pontos com cachoeiras (Trilha da Cachoeira – Engordador), lagos (Trilha do Lago das Carpas), mata fechada com espécies centenárias (Trilha da Figueira) e até um mirante com uma vista panorâmica da cidade de São Paulo com cerca de 1.010 metros de altitude (Trilha da Pedra Grande).

Foto por iStock / joannis77

“Para este tipo de passeio, recomendarmos que os visitantes usem roupas e calçados confortáveis e sempre se alimentem antes de fazer qualquer tipo de atividade física. Além disso, é importante levar também uma garrafa de água e usar sempre protetor solar e repelente”, orienta Gustavo Ferraz, gerente operacional da Urbia Águas Claras. Antes da visita, é importante consultar as orientações no site.

Para acessar a Floresta Cantareira, o ingresso custa entre R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) e pode ser adquirido na bilheteria situada na entrada do parque ou comprado via Urbia Pass. Além disso, os visitantes podem entrar no parque através do Horto Florestal, pelo Portão 5, na nova portaria que conecta os dois espaços. Vale ressaltar que na bilheteria física o pagamento pode ser em dinheiro ou via cartão de crédito ou débito.

Confira todas as trilhas do Parque Floresta Cantareira:

Parque da Cantareira – Núcleo Pedra Grande

• Trilha das Figueiras: 1.200 m de percurso variando entre leve e íngreme, levando ao grau de dificuldade médio;

• Trilha da Bica: 1.500 m e pequeno grau de dificuldade;

• Trilha da Pedra Grande: 9.500 m, grau de dificuldade alto;

• Trilha do Bugio: 330 m, grau de dificuldade baixo.

Parque da Cantareira – Núcleo Engordador

• Trilha da Cachoeira: com 3.000 m de extensão e grau de dificuldade médio;

• Trilha do Macuco: com 746 m de extensão e grau baixo de dificuldade;

• Trilha de Mountain-bike: com 4.000 m de percurso e grau de dificuldade médio, exclusiva para a prática de ciclismo.

Parque da Cantareira – Núcleo Águas Claras

• Trilha das Águas: 320 m de percurso de ida-e-volta com grau médio de dificuldade;

• Trilha da Samambaiaçu: 1.410 m, cujo percurso apresenta grau de dificuldade médio;

• Trilha da Suçuarana: 3.700 m de percurso e grau médio de dificuldade.

Acesso

Para acessar o Parque Cantareira pelo Núcleo Pedra Grande, existem duas linhas de ônibus, ambas partindo de estações da Linha 1 – Azul do Metrô de São Paulo: uma na Estação Parada Inglesa (Horto Florestal – 2020-10) e a outra na Estação Santana (Vila Rosa – 1018-10).

Para chegar ao Núcleo Águas Claras não há disponibilidade de linha de ônibus a menos de 5 km do local. Já no Núcleo Engordador, o acesso via ônibus pode ser feito por meio de duas linhas – uma delas parte da Estação Tucuruvi do Metrô (Cachoeira – 2023-10) e a outra da Estação Santana (Cachoeira – 1783-10).

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários