Os aspectos que fazem do Equador um lugar tão especial são muitos, da localização na “metade do mundo” ao clima privilegiado, que mantém o país em uma eterna primavera. Com um povo cordial e receptivo, o Equador guarda uma grande riqueza cultural, que vem desde as antigas tradições preservadas por 14 etnias indígenas. Além disso, a gastronomia equatoriana é cada vez mais apreciada internacionalmente – com destaque para a banana e o cacau amazônico –, e há cinco patrimônios naturais e culturais listados pela UNESCO no país, incluindo as ilhas Galápagos e a cidade de Quito.
Quanto à natureza, o Equador é um dos poucos países do mundo considerados megadiversos, sendo ele o que tem a maior biodiversidade por metro quadrado. Com paisagens que vão dos grandes vulcões às florestas tropicais, este também é um destino perfeito para o turismo de aventura. Assim, o país pode ser dividido em quatro faixas territoriais, ou então quatro mundos fantásticos para descobrir, cada um com suas próprias características:
Andes
A faixa andina do Equador guarda a famosa Avenida dos Vulcões e seus picos nevados em plena zona equatorial, como o vulcão Chimborazo, que, embora não seja o ponto mais alto da Terra, é o ponto mais próximo do Sol, com mais de 6 mil metros de altitude. Ali também fica a capital, Quito, cujo centro histórico é o mais bem preservado de toda a América Latina. A apenas 30 km ao norte de Quito, você pode ter a experiência única de colocar um pé no hemisfério norte e o outro no hemisfério sul ao mesmo tempo, onde está a Linha do Equador.
Amazônia
A Floresta Amazônica não é uma exclusividade do Brasil, fazendo parte também do Equador. Segura e acessível, ela representa 43% do território continental equatoriano e guarda uma grande diversidade cultural e natural.
Costa do Pacífico
Entre ecossistemas incríveis de manguezais e florestas secas equatoriais, a Costa do Pacífico tem a localização ideal para praticar surfe, caiaque, parapente e mergulho, além da observação de baleias jubarte. Esse também é o berço do famoso chapéu de palha toquilla – mais conhecido internacionalmente como chapéu Panamá, que, apesar do nome, é equatoriano.
Galápagos
Muito conhecido por ser o local que ajudou Darwin a pensar na teoria da evolução, Galápagos é um destino de ecoturismo, conservação e sustentabilidade. Cerca de 97% do seu território está protegido, onde são encontradas mais de 9.000 espécies, sendo que 32% delas são endêmicas.
Mais informações em: ecuador.travel
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / PatricioHidalgoP