As cidades integrantes do Circuito Litoral Norte de São Paulo se reuniram na última quarta-feira para debater temas como identidade, marca e posicionamento no Seminário de Marketing Turístico.
O evento, realizado em parceria da ADVB e SENAC, aconteceu no Lions Clube de Bertioga e contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre representantes das Secretárias de Turismo Municipais, profissionais de turismo regionais, representantes do SENAC, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e gestores de turismo de outros circuitos paulistas, além do presidente do consórcio turístico, Caio Matheus.
Durante sua participação, o presidente ressaltou a importância do encontro profissional para vender o Litoral Norte como um produto pronto e completo de forma integrada.
“Esse evento é um seminário que vem para apresentar as boas práticas. Nós precisamos organizar melhor os nossos produtos de maneira regional, integrada e coordenada, que vão nos trazer um tempo de permanência maior do turista. Com isso, vamos aumentar o ticket médio e, de certa forma, quebrar a sazonalidade, gerando oportunidade de emprego e renda o ano inteiro para a população”.
Caio Matheus também comentou que ações, como o TOP Destinos Turísticos, ajudam os municípios a reconhecerem cada dia mais o que eles têm de melhor para oferecer no seu trade turístico, além de estimular a divulgação de todo o patrimônio natural e cultural que o Circuito Litoral Norte de São Paulo abriga.
Identidade e marca
Durante o seminário, tanto o representante do SENAC, Paulo Vitor Targa, quanto a diretora de Fomento ao Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, destacaram a importância de os municípios pensarem em identidade, imagem e reputação para se tornar um destino turístico forte.
Targa apresentou os conceitos e diferenças de cada um deles, enquanto Marcela apresentou o case de sucesso de sua cidade, que se consolidou no segmento do Turismo Rural.
Segmentações turísticas
Os secretários e representantes das pastas de Turismo de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba tiveram um painel durante o evento para explanar sobre suas potencialidades e como a segmentação turística pode beneficiar a região não só na concorrência do TOP Destinos, como também na consolidação frente ao público final.
“A reunião mostrou porque o Litoral Norte de São Paulo é um dos destinos mais desejados do Brasil, com uma grande opção de experiências disponíveis aos visitantes. Sol e Praia, Gastronomia, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Náutico, Turismo Histórico. Tem de tudo em nossa belíssima região. E com isso estamos bem preparados para agir em conjunto para que possamos nos sair muito bem nessa próxima edição do TOP Destinos. O prêmio vai refletir toda essa grande variedade que existe no Litoral Norte e que, a nossa região hoje, é a mais bem-preparada, sob o ponto de vista de conjunto de municípios, para receber os turistas”, afirma o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos Rocha.
Já a secretária Adjunta de Turismo de São Sebastião, Niuara Leal destaca a necessidade de união que foi apresentada no encontro. “Foi muito interessante para enxergar melhor as regiões e suas potencialidades. Foi um evento de união que mostrou a importância do Prêmio TOP Destinos e da região trabalhar junto para o melhor desenvolvimento e para ampliar suas potências e seus principais atrativos”.
Arte representada
O seminário contou ainda com exposição do artista local Jeferson – Concha da Maré (@concha_da_mare). Jeferson é um brilhante artista de Bertioga que trabalha com pintura em artigos da natureza como conchas e madeiras, representando os principais temas da fauna e flora da região.
TOP Destinos
A Região Turística esteve entre as vencedoras na última edição do Prêmio Top Destinos Turísticos, realizado no final de 2021. A premiação, organizada em parceria ADVB e o SKÅL Internacional São Paulo, tem como objetivo identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo.
Na edição, além de contemplar os melhores destinos paulistas em 16 categorias, ranqueou as três principais Regiões Turísticas do Estado, levando em consideração, principalmente, critérios como alinhamento ao programa de regionalização, atividade da Instância de Governança Regional e integração e engajamento em ações da região pelos municípios.
Os municípios do Litoral Norte tiveram destaque nas categorias: Sol e Praia, Turismo Gastronômico, Ecoturismo, Turismo Náutico e Turismo Social. Para este ano, a previsão é de que os municípios novamente estejam entre os finalistas.
Mais informações: www.circuitolitoralnorte.tur.
Texto por: Agência com edição
Fotos: Divulgação