logo

Telefone: (11) 3024-9500

Zoológico de São Paulo terá visitação noturna no mês de julho | Qual Viagem Logo

Zoológico de São Paulo terá visitação noturna no mês de julho

8 de julho de 2022

O Zoológico de São Paulo inaugura neste mês de julho uma experiência intitulada “Noite Animal”. A ideia é que os visitantes possam transitar pelo espaço no horário noturno, guiados por tintas luminescentes e com apoio de biólogos que ficam em locais estratégicos do caminho para explicar sobre os hábitos das espécies que são mais ativas nesse período.

Foto por Carlos Nader

Desde a entrada do espaço, a iluminação é um show à parte. As placas brilham e dão um ar especial ao ambiente. Após passar pelas catracas, os visitantes se deparam com uma cobertura de belas luzes amareladas, suaves, que trazem um ar de mistério e aconchego. Ali também já é possível visualizar a faixa fluorescente, que tem a função de guiar as pessoas na escuridão da noite ao longo dos 2.500 metros do percurso. Para enriquecer a experiência, em alguns pontos as árvores são iluminadas de maneira especial, fazendo lembrar vaga-lumes no escuro. Completando a ambientação, há altos falantes estrategicamente colocados na mata, reproduzindo sons de animais.

Foto por Carlos Nader

As espécies que fazem parte do percurso são flamingos (que ficam ainda mais bonitos com a iluminação avermelhada), répteis, anfíbios, jacarés, corujas, tamanduás, preguiças, porcos selvagens, elefantes, lobos, raposas, girafas, hipopótamos e felinos.

Foto por Cláudia Costa

Além desses animais, é possível avistar outros que vivem soltos no espaço. O zoológico faz parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) e possui uma reserva de 350 hectares de Mata Atlântica, sendo dessa forma lar de diversos bichos. Como exemplo podemos citar aves, tatus, sapos e morcegos.

Outro fator interessante para a visitação neste mês de julho é que nessa época o zoo abriga aves migratórias vindas do Sul (marrecas caneleiras e irerês). A partir de agosto esses animais seguem caminho rumo ao Norte e Nordeste.

Cuidado animal

Foto por Carlos Nader

Chegando aos primeiros recintos iluminados, encontramos tartarugas e, mais além, duas fêmeas de lobo guará (que são bem difíceis de serem avistadas durante o dia). No espaço é colocado um pacote, que é recheado com carne e fica pendurado em galhos. As fêmeas se aproximam, cheiram, mordem e puxam o pacote, até ele se rasgar, uma de cada vez. Esse processo faz parte do enriquecimento ambiental proporcionado a todas as espécies que o zoológico abriga, e que pode ser visto com exclusividade durante a noite.

Foto por Carlos Nader

A ideia do enriquecimento ambiental é visar o bem-estar dos bichos e estimular comportamentos como no habitat natural. A iluminação é toda preparada de forma que não incomode e prejudique as espécies. Dessa forma é proibido levar lanternas, luzes ou flashs e apitos.

A iniciativa para a realização da visitação noturna partiu da Reserva Paulista, consórcio que assumiu a gestão do Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico há sete meses. O projeto Noite Animal é um programa de cunho educativo e conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como biólogos, veterinários, educadores, zootecnistas e tratadores.

O espaço segue diretrizes internacionais de bem-estar animal e educação para a conservação da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (WAZA) e padrões de experiências imersivas da Associação Latino-americana de Zoos e Aquários (ALPZA).

Foto por Cláudia Costa

A visitação da Noite Animal acontecerá a princípio em doze datas no mês de julho, às quintas, sextas e sábados. O estacionamento estará disponível durante o período e haverá funcionários auxiliando desde a travessia da rua. Ao final do passeio, haverá uma lanchonete para quem quiser se alimentar. A entrada será permitida no máximo até às 19h30, caso contrário não haverá tempo hábil para visitar todos os espaços disponíveis. O passeio é indicado para todas as idades.

Mais informações em: zoologico.com.br

Texto por: Cláudia Costa

Foto destaque por: Carlos Nader

Comentários