As férias de julho vêm chegando, e com ela a vontade de conhecer destinos diferentes ou desfrutar de um merecido descanso em um local agradável. Com as passagens aéreas mais caras e o constante aumento dos combustíveis, o que faz subir o custo do transporte e, consequentemente, das viagens, uma boa opção é optar por localidades que sejam próximas e que não demandem muitas horas na estrada.
A seguir listamos seis destinos com atrativos turísticos e que se situam a poucas horas de viagem da capital paulista:
Campos do Jordão (SP)
A cidade se localiza na Serra da Mantiqueira a cerca de 180 km da capital, e chama a atenção por sua arquitetura em estilo suíço. A temperatura no inverno é bem baixa, e a estação é considerada alta temporada. As opções de passeio são muitas: no centro há o teleférico, que leva ao Morro do Elefante, de onde é possível ter uma vista panorâmica do município. Em seu entorno há a opção de andar de pedalinho ou dar uma volta na roda gigante.
Ali perto se encontra o charmoso bairro de Capivari, famoso pela cervejaria Baden Baden e onde os turistas gostam de passear à noite e tirar fotos com as construções típicas. Afastando-se mais é possível fazer passeios que coloquem o visitante em contato com a natureza: há o Horto Florestal, com trilhas e cachoeiras; a Ducha de Prata, cheia de pontes em suas quedas d’água; o Parque Floresta Encantada, que encanta adultos e crianças com suas casinhas inspiradas em contos de fadas; ou o Pico de Itapeva, que apesar de estar no município de Pindamonhangaba é acessível por Campos do Jordão. Fora essas atrações existem diversas fazendas que abrem para visitação e possuem atividades para as famílias. Vale a pena reservar alguns dias para conhecer tudo que a cidade tem a oferecer.
Santo Antônio do Pinhal (SP)
Vizinha à Campos do Jordão e a 170 km de São Paulo, está essa charmosa cidade. No centro é possível caminhar até a Praça Boulevard Araucária, que tem um edifício de lojas e restaurantes que encanta com sua arquitetura. Ali perto, a Praça do Artesão chama a atenção por seu estilo japonês. Quem quiser dar uma esticada até a cidade vizinha pode se dirigir para a Estação de Trem Eugênio Lefévre e pegar um bondinho. O local foi construído em 1919 e tem um cenário digno de fotos. Ao visitar o município vale a pena dar uma passada no mirante Nossa Senhora Auxiliadora ou no Pico Agudo, que oferecem vistas de tirar o fôlego.
São Roque (SP)
São Roque é famosa por sua rota dos vinhos, mas essa cidade, que está bem pertinho da capital (menos de 70 km), tem muito mais a oferecer. As atrações turísticas são muitas: a Estação Ferroviária, a Igreja Matriz, o Morro do Cruzeiro e o Mirante do Morro do Saboó (de onde é possível admirar uma paisagem deslumbrante) e o Recanto da Cascata são alguns dos atrativos.
Quem quiser fazer compras pode procurar o Catarina Fashion Outlet, que nada mais é do que um grande shopping a céu aberto, muito famoso na região. Já a rota dos vinhos pode se estender por três caminhos: Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, onde mais de 30 estabelecimentos oferecem gastronomia, lazer e degustação de vinhos.
Cunha (SP)
Cunha se localiza a 230 km da capital paulista e é conhecida pelo seu belíssimo lavandário, repleto de flores azuis que enfeitam a paisagem. O outono e o inverno são as melhores épocas para encontrar as flores com suas cores mais vibrantes.
Outro passeio na região é a trilha da Pedra da Macela, considerada de nível fácil a médio, e que traz uma vista completa do entorno. Na cidade também existe o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, onde habitam exuberantes espécies da fauna e flora nativa. Outros atrativos da região são as cachoeiras encontradas na área e as fábricas de cerâmica. Aliás, vale ressaltar que o município possui o maior núcleo de cerâmica artística do Brasil.
Holambra (SP)
A cidade das flores fica a pouco mais de 130 km de São Paulo. Ali é possível visitar os campos de flores, que ficam em propriedades particulares e abrem para visitação ou ensaios de fotos (desde que acompanhados por guias). A arquitetura em estilo holandês pode ser admirada desde a chegada ao município, com o portal típico que dá as boas vindas à localidade.
O Moinho dos Povos Unidos chama a atenção com seus 38 metros de altura, sendo que alguns andares são abertos para visitação. Para os pequenos existe o Parque Cidade das Crianças, reaberto no ano passado, e que conta com lago, pista de skate, academia ao ar livre, pista para caminhada, labirinto, parquinho e animais cenográficos.
Monte Verde (MG)
Localizado a cerca de 170 km de São Paulo, Monte Verde não é uma cidade, mas sim um distrito do município de Camanducaia, localizado em Minas Gerais. Emoldurado pela Serra da Mantiqueira, ali é possível realizar diversas atividades na natureza, como a trilha da Pedra Redonda, ou uma visita ao Parque Oschin, que convida à contemplação com suas belas hortênsias e araucárias.
O Ice Bar é uma atração à parte, com sua temperatura negativa e esculturas de gelo. Quem quer fazer compras pode procurar alguma das famosas galerias, onde é possível adquirir queijos, bebidas e doces típicos, dentre outros itens.
Texto por: Cláudia Costa
Foto destaque por: Caleb Whiting via Unsplash