Desde 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas outras entidades promovem ações de conscientização no Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. Desde a primeira vez em que foi celebrado, em 1973, o Dia Mundial do Meio Ambiente se desenvolveu como uma plataforma global de sensibilização e ação para questões urgentes.
Neste ano, o evento terá a Suécia como anfitriã e o tema “Uma Só Terra”, com foco na “vida sustentável em harmonia com a natureza”. E o Parque Estadual de Vila Velha, localizado nos Campos Gerais no Estado do Paraná, entende essa data como de suma importância para conscientizar a população da necessidade dos cuidados, conservação e manejo da biodiversidade.
“Os dois últimos anos fez com que a população repensasse suas ações em relação ao meio ambiente”, relembra Leandro Ribas, Gestor do Parque Vila Velha. “Cuidar da saúde ambiental é condição principal para se preservar a saúde humana”, enfatiza.
E, para comemorar essa data, o Parque Vila Velha terá ações direcionadas a conscientização a respeito do cuidado junto ao meio ambiente, o engenheiro ambiental da KWM – Kapersul Waste Management , Leon Fernando Miecoanski, estará explicando, via redes sociais, o processo de reciclagem e reutilização dos resíduos do Parque Vila Velha. E, no dia 05 de junho, acontecerá uma dinâmica sobre conscientização de resíduos, no Centro de Visitantes do Parque Vila Velha. Aos visitantes do Parque durante o final de semana, receberão pacotinhos de sementes de flores, visando a conscientização ambiental.
Aterro Zero
O Parque Estadual de Vila Velha entrou para história do turismo sustentável do Brasil em 2020, ao se tornar o primeiro parque de uma unidade de conservação do país a conquistar o selo Aterro Zero por sua Gestão de Resíduos Sólidos. O certificado é a garantia de que parque faz corretamente a coleta e destinação de todos os resíduos gerados por sua operação, sem destinar um único grama de lixo para aterros sanitários.
“Um parque que tem a natureza como seu principal patrimônio e atrativo tem que cuidar do meio ambiente como um todo. Por isso, firmamos essa parceria com a KWM para desenvolver uma solução customizada para a gestão responsável e sustentável de todos os resíduos sólidos produzidos dentro do parque. Nossa Política de Gestão de Resíduos Sólidos foi aprovada integralmente pelo Instituto Água e Terra e temos o orgulho de escrever um novo capítulo na história do turismo brasileiro”, destacou Leandro.
Do total de resíduos, cerca de 60% são recicláveis (papel, metal, plástico e vidro) e 40% são resíduos orgânicos e rejeitos (material que não pode ser reaproveitado). Com o plano de gestão, os rejeitos do Parque Vila Velha são utilizados como combustível alternativo na produção de cimento, por coprocessamento. Os resíduos orgânicos são transformados em adubo pelo processo de compostagem. Os resíduos recicláveis são triados, classificados por tipologia e destinados para diferentes indústrias de transformação, retornando ao uso como matéria-prima ou novos produtos.
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação