O avanço e popularização da internet permitiu que muitas coisas que antes requeriam ir até um estabelecimento ou pegar no telefone agora possam ser resolvidas com poucos cliques ou toques na tela do celular. Comprar uma passagem de avião sem dúvidas se encaixa nisso.
Entretanto, é normal ainda sentir um certo temor ao fazer uma compra tão importante online, sem o olho no olho ou a garantia de poder reclamar em alguma loja se algo der errado. Por isso preparamos este post para que você fique tranquilo e tenha a melhor experiência ao fazer compras de passagem online.
Achando o melhor preço
A grande razão para a compra online de passagens é a facilidade para comparar preços, encontrar voos e achar o melhor preço. Afinal, quem não gosta de poupar?
Quem pesquisar em diversos sites, seja de companhias aéreas ou de sites de comparação como Skyscanner poderá encontrar preços muito bons, especialmente com uma certa antecedência. Mas é preciso tomar cuidado: primeiro de tudo, pesquise sobre o site que você está comprando, se tem página no Reclame Aqui, perfis em redes sociais e se ele é seguro.
Fique atento que muitas compras de passagem promocional não permitem juntar milhas ou fazer remarcações como em passagens comuns. Mas caso exista um contratempo maior, não se preocupe. Saiba o que fazer se o voo for cancelado na página da AirHelp, que explica em detalhes quais são os seus direitos, amparados na Resolução 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
A empresa aérea precisa oferecer alternativas e caso elas não sejam de seu agrado ou a companhia não aja conforme a resolução, é possível até pedir uma indenização.
Confirme com a companhia aérea
Caso você ainda esteja desconfiado de sua compra, vá até o serviço de atendimento da companhia aérea para saber se a passagem e o voo estão confirmados. Com a emissão da passagem feita após o pagamento, esse assento estará reservado e assim constará no sistema da empresa.
Datas flexíveis, escalas e até dois destinos
A chave para conseguir bons preços em passagens aéreas é a flexibilidade. Caso você tenha uma data fixa para ir, outra para voltar e um destino certo, é mais difícil conseguir o melhor preço.
Caso você esteja planejando suas próximas férias, tente variar nos dias de embarque e da volta, na possibilidade de fazer uma escala (claro que voos com duas, três escalas começam a ser roubada, não importando o preço) e até dois destinos.
Em viagens especialmente para a Europa, a possibilidade de ter dois destinos pode baratear muito o custo e ainda possibilitar conhecer mais cidades e países. Verifique com bastante atenção quais são as possibilidades, por exemplo, se em uma viagem para Paris, for possível parar em Lisboa ou no Porto.
Existe sim a chance desse voo ser mais barato, especialmente se a perna europeia for feita em uma low cost. Mas novamente: preste atenção aos detalhes porque é provável que na low cost o aeroporto seja secundário e as malas sejam cobradas à parte.
Caso com todos esses detalhes, saia mais barato mesmo assim, a decisão é excelente.
Foto: Pixabay