O Parque Capivari, na região central de Campos do Jordão, dará início, no próximo dia 22 de novembro, às obras de revitalização de uma das principais atrações da cidade, o teleférico. Com investimento de R$ 70 milhões, o local será reformulado com novos espaços e atrações, além da troca do atual equipamento, que será substituído por um modelo monocabo de última geração, com um misto de cadeiras (para seis pessoas) e cabines (para oito pessoas).
Na estação principal do teleférico será construído um Centro de Visitantes, com mais de mil metros quadrados e dois pavimentos, com atendimento ao turista, venda de bilhetes, armários, banheiros e vestiários, além de opções gastronômicas e uma área de eventos.
O Morro do Elefante também ganhará novidades. Em breve, os visitantes contarão com um trenó de montanha, que terá embarque e desembarque no próprio local com a instalação de uma segunda estação teleférica de 3.500m² e dois pavimentos, além de um novo mirante e uma praça.
Além da modernização da área do teleférico, o Parque Capivari receberá uma estrutura do futuro palco que abrigará o Festival de Inverno de Campos do Jordão. O projeto prevê também uma arquibancada com conceito de concha acústica aberta.
“Estamos com todo o cronograma de obras em dia. Com certeza, entregaremos aos turistas e moradores de Campos do Jordão o que há de mais moderno no turismo mundial. Nossos esforços seguem concentrados em oferecer sempre a melhor experiência ao visitante”, diz o diretor de operações do parque, Marcos Medeiros.
O atual teleférico permanecerá fechado durante o período das obras, que deve ter duração de aproximadamente oito meses. As demais atrações, como a roda-gigante, o pedalinho e o Espaço Aventura, além dos estacionamentos, continuarão funcionando normalmente durante o período de obras. A área gastronômica mudará de lugar enquanto permanecerem as obras.
O Parque Capivari é uma concessão do governo do Estado à empresa Eco Jordão e possui 40 mil metros quadrados. O projeto de revitalização começou em 2019, com uma mudança completa do conceito arquitetônico e urbanístico.
O atual teleférico em Campos do Jordão é de 1970 e foi o primeiro monocabo de cadeirinhas a funcionar no Brasil. Com 74 assentos e 560 metros até o Morro do Elefante, recebeu só este ano cerca de 180 mil visitantes, uma média de 22 mil pessoas por mês. Cerca de 90% dos visitantes são turistas da capital paulista, interior de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Mais informações em: parquecapivari.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Patrícia Chemin