Caminhar entre as lojas nos mercados da Riviera Maia é entrar num mundo de novos aromas, formas e cores. Nesses locais é possível descobrir os frutos da região e sentir-se à vontade para tirar dúvidas com seus gentis vendedores.
A cultura local floresce entre as coloridas barracas, e é possível comprar produtos naturais e comidas feitas em estilo caseiro. Em cada conversa, consulta ou compra é possível perceber a hospitalidade característica de todo o México.
Os mercados acontecem ao longo da semana, sendo portanto possível encontrar um ou mais deles num determinado dia. Isso permite ao viajante descobrir esses lugares com espontaneidade, ou organizar um itinerário de visitas de acordo com o seu próprio interesse.
De segunda a sexta, as opções incluem o Mercado Akumal, localizado na entrada principal da aldeia, que possui produtos frescos como abacaxis, papaias e mangas. Um passeio por ali também leva à descoberta dos murais espalhados pelas ruas.
Cenário artístico
Já para se aprofundar no cenário artístico, nada melhor do que visitar as exposições localizadas ao longo da Riviera Maia. Há muitos espaços dedicados à pintura e à escultura para o visitante escolher.
A Casa de Arte Popular Mexicana é uma das propostas mais completas dedicadas à estética típica deste lugar. Localizado na zona do Parque Xcaret, apresenta uma colecão de obras de todo o México, tais como máscaras e instrumentos musicais.
Nessa mesma linha, a região permite aos seus visitantes ficar em espaços inspirados na tradição local, como o UNICO 20°87° Hotel Riviera Maya, onde é possível deleitar-se com cocktails e pratos concebidos a partir de ingredientes característicos.
Além disso, o resort da rede de hotéis RCD tem quartos decorados na estética local para continuar esta experiência imersiva nesta cultura até mesmo nas horas de descanso, além das caminhadas e passeios ao longo das praias caribenhas.
Quinta Avenida
Nesse roteiro, não podia faltar a Quinta Avenida de Playa del Carmen, uma rua que corre paralela ao mar e que possui diversos restaurantes, boutiques, barracas de artesanato e galerias de arte.
Andar pela Quinta é encontrar espetáculos repentinos. Naturalmente, é também uma oportunidade de conhecer os diferentes artigos oferecidos nas suas lojas, tais como as árvores da vida ou os chapéus e sarongs.
Outra boa opção é visitar as instalações de “Ah Cacao” para saborear preparações feitas à mão, com a possibilidade de aprender sobre a história do cacau dentro da cultura maia.
Finalmente, vale a pena mencionar o Paseo de Murais da Avenida 10, nas proximidades da Quinta, uma área pouco conhecida, mas onde é possível apreciar a sensibilidade de diferentes artistas que abordaram temas tradicionais para ornamentar a cidade.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Iren_Key