Além de acelerar o processo de venda nas agências, a tecnologia vem contribuindo em todo o processo, despertando assim, um novo modo de ofertar produtos e serviços turísticos. Saiba mais!
A tecnologia permite que nossas tarefas diárias sejam feitas de maneira mais fácil e muitas vezes mais eficiente. Hoje, estamos conectados à internet a todo momento e as empresas começaram a usar isso a seu favor.
Atualmente, o contato com clientes fica cada vez mais próximo, além da expansão de atuação de diversas empresas com o advento da internet. Uma simples empresa pode vender para o mundo todo, se conduzir seus negócios de maneira digital.
Nas agências de viagens, a tecnologia pode ajudar na hora da venda e no atendimento do cliente, antes, depois e, principalmente, durante a viagem.
O uso da tecnologia no turismo
O turismo já tem utilizado da tecnologia para facilitar a vida dos viajantes, com check-in e check-out on-line, vouchers digitais e até embarque por biometria já são utilizados. Agora, a captação de clientes e atendimento tem se adaptado para ser toda digital, além dos pacotes e atrações se tornando cada vez mais interativas para atrair e atender às necessidades do público.
Para driblar a crise que o turismo vem sofrendo há mais de um ano, diversas empresas tiveram de ser criativas, e contar com a tecnologia para continuar trabalhando. Empresas vem utilizando plataformas on-line e aplicativos para conseguir passagens aéreas mais baratas e hospedagens mais em conta para os clientes.
Os sites e aplicativos de venda de pacotes de viagens já eram utilizados antes da pandemia e agora são os principais meios de contratação de viagens. Afinal, o isolamento social fez com que o público não pudesse ou não quisesse se dirigir até a agência para ser atendido.
Hoje, o agente de viagem pode contatar o cliente pelas redes sociais ou aplicativos de mensagens, além do e-mail que já era muito utilizado. Vídeos e apresentações multimídias dos destinos ajudam os viajantes a tomarem a decisão de qual lugar visitar, além dos ingressos virtuais de atrações e passeios serem adotados no mundo todo.
A captação de clientes hoje depende totalmente da internet. Cada vez mais as agências estão descobrindo os benefícios de ter uma presença nas redes sociais e investindo em marketing digital para ajudar na captação de novos clientes e aumentar as vendas de viagens.
Marketing digital para as agências de viagens
Hoje, a empresa que não está nas redes sociais acaba perdendo muitos clientes. Afinal, nelas é possível se conectar melhor com os clientes, atrair novas pessoas interessadas nas viagens, além de estabelecer a força da marca.
E o conjunto de estratégias de marketing voltadas para a internet é conhecido como marketing digital. Uma das técnicas mais usadas nas empresas que investem em marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste em divulgar conteúdo informativo ou de entretenimento que seja relevante para o público que quer alcançar.
No caso do turismo, existem diversas ferramentas e recursos que podem ajudar nesta tarefa. Afinal, o agente pode fazer o download de e-books ou roteiros em PDF que seriam muito pesados para enviar por e-mail ou postar em blogs e redes sociais, utilizando um recurso chamado Widget Incorporar PDF para gerar um link de acesso, facilitando para os clientes terem este material em seu smartphone ou notebook.
Veja como é possível incorporar um Ebook de viagem com um Widget através deste exemplo:
Além disso, está mais do que provado que as redes sociais são aliadas das agências, pois o conteúdo publicado pode influenciar na escolha de viagem do cliente. O conteúdo estratégico pode provocar desejo de conhecer lugares deslumbrantes, ou facilitar a propagação de notícias como promoções, fazendo com que pessoas que não estavam procurando por viagens, optarem por fechar um pacote pela condição especial.
As redes sociais, além de ajudar na conversão, podem ajudar a aumentar o ticket médio da empresa. Por ser mais fácil divulgar diversos pacotes diferentes e atrações, é bem comum que a agência consiga fazer um upsell para o cliente, apenas utilizando do atendimento virtual e das redes sociais para mostrar acomodações superiores, pacotes diferentes, transfer e outros meios de transporte, entre outros serviços.
Atendimento mais próximo
As agências devem utilizar da tecnologia para estar mais próximo de seu cliente. Como estamos conectados a todo momento, o contato do viajante com a agência em caso de dúvida ou problema, se torna cada vez mais fácil.
Essa é uma ferramenta poderosa para conquistar a fidelidade do cliente, fazendo com que ele indique a agência para outras pessoas. Uma pesquisa revelou que metade dos viajantes no mundo todo acredita que a assistência de um agente de viagens é necessária em algum momento da viagem.
Por isso, a tecnologia é aliada do agente na hora de manter o cliente mais próximo dele em qualquer momento.
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