No sul da Flórida, entre o Caribe e o Golfo do México, o arquipélago das Florida Keys guarda alguns dos lugares mais paradisíacos do estado, com praias de areia branca, mar azul turquesa e uma da maiores barreiras de corais do mundo. As Keys são conhecidas como um destino ideal para mergulho e snorkeling – e não há lugar melhor para essas atividades do que o Parque Nacional de Dry Tortugas.
A cerca de 115 km de Key West, Dry Tortugas está na ponta mais remota do arquipélago. Ao contrário da maior parte das Florida Keys, as ilhas deste parque nacional não são ligadas ao continente por pontes e estradas sobre o mar. Para chegar até lá é necessário um barco (a opção mais barata) ou um hidroavião. Passeios do tipo saem de Key West.
O Parque Nacional de Dry Tortugas consiste em 260 km² de um mar turquesa cristalino e sete ilhas pequenas. Seu nome foi dado pelos conquistadores espanhóis do século XVI, que chamaram o local de “a ilha das tartarugas” (“La Isla de Tortugas”). Mais tarde, marinheiros incluíram a palavra “dry” (seco), pela falta de água potável ali.
Mas, hoje em dia, o local já é estruturado para receber turistas e conta com banheiros e um centro de visitantes. Na ilha principal (Garden Key), há até mesmo uma área para camping. Porém, não há restaurantes ou pontos de venda de comidas e bebidas, então leve na mochila tudo o que for precisar para passar o dia (e leve o lixo de volta com você).
O píer onde os barcos atracam fica em Garden Key, e logo em frente surge o grandioso Forte Jefferson, estrutura em formato de hexágono cuja construção data de 1846. Em local estratégico por estar na “entrada” do Golfo do México, é um dos maiores fortes dos Estados Unidos e é aberto a visitas, com tours guiados.
Dry Tortugas também é um ótimo ponto para birdwatching, com quase 300 espécies de aves catalogadas, principalmente durante a primavera. Mas ainda mais impressionante é a vida marinha no arquipélago. Os visitantes podem mergulhar ou flutuar com snorkel nesse belo mar turquesa, entre uma rica variedade de corais, peixes, tartarugas-marinhas, tubarões-lixa e até antigos navios espanhóis naufragados.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Scott Barnett for VISIT FLORIDA