Em tempos incertos para o turismo, viajar tornou-se um investimento muito mais consciente e planejado. Qualidade, segurança e autenticidade são a tríade que agora motiva turistas experimentados a se decidirem por um destino. E, nesse aspecto, o universo do vinho é imbatível – repleto de boas histórias, vinho é sinônimo de cultura, boa gastronomia e paisagens inspiradoras que encantam o viajante.
O segmento, inicialmente usufruído apenas por aficcionados e enófilos, desponta com força entre as principais tendências mundiais no pós-pandemia. Pioneiro no enoturismo brasileiro, o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, é o destino certo para os amantes do vinho e o único lugar no país a possuir certificação como Denominação de Origem, o que garante reconhecimento internacional aos vinhos que produz desde os tempos da imigração italiana, no século XIX.
Nenhum empreendimento traduz melhor uma autêntica imersão no universo do vinho brasileiro quanto o Spa do Vinho, o luxuoso complexo enoturístico majestosamente instalado no melhor terroir do Vale dos Vinhedos. Reconhecido como o maior complexo de enoturismo em território brasileiro, reunindo hospitalidade, eventos, bem-estar, gastronomia e produção vitivinícola premium, o Spa do Vinho foi o primeiro hotel da América do Sul a ser chancelado como um “hotel de assinatura” pela maior rede mundial de hotéis – em 2010, tornou-se membro do selo Autograph Collection, uma exclusiva seleção de hotéis escolhidos a dedo pela Marriott International.
Ao longo das duas últimas décadas, o empreendimento consolidou-se tanto como referência de padrão internacional de hotelaria quanto como equipamento turístico plenamente integrado à cultura e à atividade primordial de sua região. À frente de importantes movimentos desenvolvimentistas – como a Ciclovia Vale dos Vinhedos e a Zona Franca Uva e Vinho –, o Spa do Vinho tem desempenhado papel determinante na evolução qualitativa do enoturismo da Serra Gaúcha. Sua vocação inovadora não cessa e há poucos anos o projeto original foi ampliado, incorporando o primeiro Condomínio Vitivinícola D.O. da América do Sul. Agora, os hóspedes e visitantes do Spa do Vinho podem tornar-se proprietários de charmosas vinícolas no coração do Vale dos Vinhedos, produzindo seu próprio vinho premium.
A valorização da identidade local, a integração com a comunidade vitivinícola e o respeito pela cultura se traduzem em uma experiência genuína para os hóspedes. Eles desejam beber o vinho das mãos de quem o produz no seu próprio terroir, em uma experiência única e profundamente sensorial. Os sócios-diretores do Spa do Vinho percorreram durante anos as principais regiões vitivinícolas do mundo, angariando a expertise para idealizar um projeto que já nascesse à frente do enoturismo existente.
Simultaneamente, contrataram historiadores e antiquaristas para reunir um variado acervo de mobiliário e objetos da época da imigração italiana da região para ser incorporado à esmerada ambientação do hotel. Desde as cores dos estuques das paredes, dos tecidos de cortinas e estofados, dos desenhos dos pisos, dos madeiramentos dos tetos, até os 128 provérbios do dialeto talian pintados à mão em cada uma das acomodações do hotel, cada detalhe foi cuidadosamente pensado.
A rica tradição cultural do Vale dos Vinhedos não foi apenas resgatada, mas permanece viva e vibrante em cada experiência proporcionada aos visitantes e hóspedes do Spa do Vinho. Percorrendo as trilhas entre parreirais centenários ou modernos vinhedos, é possível conhecer desde os primeiros métodos de condução até a atual espaldeira. Caminhar respirando o ar dos vinhedos, além de desestressar, também elucida sobre as diferentes épocas da produção. Em cada etapa do calendário da vitivinicultura o Spa do Vinho desenvolve uma programação especial, destinada a levar ao visitante à vivência do processo de cultivo e ao contanto direto com o terroir.
A experiência sensorial de quem visita o Spa do Vinho se completa no Vino.Spa, o centro vinoterápico onde é possível verdadeiramente sentir na pele os benefícios da vinha. A proposta de proporcionar bem-estar e rejuvenescimento através dos subprodutos do processo de vinificação levou à implantação do primeiro Spa de vinoterapia do hemisfério sul, dotado de uma fonte de água puríssima, através da qual todos os tratamentos são conduzidos. Banhos de imersão, duchas, caminhos de água e todo tipo de tratamento que inclua a água com função terapêutica são a verdadeira definição de spa.
Atualmente, o Vino.Spa é o único centro terapêutico representante no hemisfério sul da verdadeira vinoterapia, que é um conjunto de terapias e dermocosméticos originalmente desenvolvidos pelos Laboratórios Caudalie. Os polifenóis da uva são capazes de promover a reprodução celular e estimular sua regeneração. Em associação a vários outros ativos naturais, não apenas hidratam e nutrem a pele, mas atuam como protetores da membrana nuclear, protegendo-a da ação de radicais livres, estimulando a produção de enzimas importantes, como colágeno e elastina, e auxiliando na eliminação de toxinas. O efeito final é de profunda desintoxicação e comprovado rejuvenescimento.
Esta é a linha de produtos utilizada pelo Vino.Spa desde de sua fundação para finalização de tratamentos faciais. Em cabine, o Vino.Spa utiliza também sua própria linha de produtos vinoterápicos, obtidos a partir do seu magnífico terroir. Ao invés do uso do vinho (inadequado à pele pela presença de álcool), usa-se os sub-produtos do processo de vinificação (o mosto, pele, bagaço, sementes etc.) como matéria-prima para a obtenção dos extratos polifenólicos utilizados em banhos, massagens e dermocosméticos.
Além da comprovada excelência dos produtos, o Vino.Spa mantém constante treinamento de terapeutas e todos os tratamentos são protocolados. É uma garantia de qualidade indiscutível, que permite oferecer terapias de eficácia comprovada. Quem usufrui sente “na pele” esta profunda transformação, além de relaxar e desintoxicar todo o organismo. Recomenda-se reservas antecipadas, pois a procura é bastante grande, em especial pelo programa DaySpa.
Sendo o programa mais acessível, o DaySpa tem duração de um turno (manhã ou tarde), permitindo vislumbrar o grau de relaxamento e rejuvenescimento que se pode alcançar em programas de 3 a 6 dias, especialmente procurados por casais. O Vino.Spa oferece ainda cerca de 40 terapias faciais e corporais, variando de acordo com a estação do ano. Massagens relaxantes, banhos vinoterápicos e terapias faciais são sempre muito requisitados, compondo programas personalizados para cada cliente. Mas o programa mais procurado é o Amoureux, um conjunto de terapias especialmente dedicadas aos casais, com cerca de 3 horas de duração.
Os proprietários do Spa do Vinho acreditam que uma empresa é tão perene quanto sua capacidade de se antecipar às mudanças do mercado e de seus clientes. No caso especial do enoturismo, a dinâmica tem sido a mesma em todos os destinos do mundo – cada vez mais o enoturista viaja para aprender sobre a cultura do vinho. No início, os breves tours em vinícolas encerrados com uma genérica degustação bastavam, mas à medida que retornava, o amante do vinho pedia experiências cada vez mais aprofundadas. Era preciso trazer as degustações para dentro do hotel, as harmonizações para os restaurantes, a colheita para o entorno.
O Spa do Vinho já nasceu oferecendo todas esta vivências e este foi seu grande diferencial. Mas para continuar inovando, precisaria qualificar suas experiências. Ao invés de apenas colher e pisar simbolicamente a uva, o cliente do Spa do Vinho quer fazer seu próprio vinho. E ao invés de degustar dezenas de vinhos aleatórios, quer degustações orientadas. As refeições passaram a exigir 3 ou 4 tempos, sempre harmonizados com vinhos brasileiros.
Esta é a principal mudança de perfil do enoturista brasileiro. Duas décadas atrás, as adegas de hotéis vendiam majoritariamente vinhos estrangeiros, principalmente chilenos e argentinos. A política de valorização dos vinhos brasileiros mantida pelo Spa do Vinho desde o início de operações foi gradativamente mudando o hábito de seus clientes. Hoje mais de 70% dos vinhos vendidos no hotel são orgulhosamente brasileiros. E este consumo cada vez mais qualificado levou o empreendimento a outra grande mudança estrutural: ampliar significativamente suas áreas de alimentos e bebidas.
E embora o nome do empreendimento se deva ao conceito de vinoterapia que pratica em seu renomado centro de bem-estar, a área que mais cresceu nestes 13 anos de operações do Spa do Vinho foi, na verdade, a enogastronomia – estes espaços quadruplicaram. Nada mais natural para um complexo apaixonadamente imerso no universo do bom vinho brasileiro.
No aspecto estrutural, em 2018 iniciou-se uma completa revitalização de todas as áreas sociais e operacionais, incluindo a totalidade dos equipamentos e sistemas do hotel. As obras ampliaram o Vino.Spa, com três piscinas externas aquecidas em diferentes temperaturas, sauna e área de alimentação. O lobby original transformou-se em uma fantástica enoteca, onde se pode degustar qualquer um dos 700 rótulos por taça com o Cora Vin. O terraço é agora a Esplanada Gaúcha, espaço ao ar livre dedicado à interação com a natureza do vale. E todos as acomodações foram revitalizadas por completo, tornando-se muito mais amplas, contemporâneas e convidativas.
A gastronomia do Spa do Vinho é um capítulo à parte dentro deste complexo de enoturismo. A um empreendimento dedicado ao vinho, cumpre oferecer cardápios que possibilitem uma ampla gama de harmonizações. Ao longo destes 13 anos de operações, grandes chefs como Philippe Remondeau, Fabrice Lenude, Fábio Lima e Felipe Pinelli já assinaram a gastronomia do Spa do Vinho. Hoje quem responde pelos cardápios e banquetes é o chef Evandro Comiotto, que conquistou sua reputação no antigo restaurante Vila di Vila.
A gastronomia desta região já nasce regada a bons vinhos – e isto é um privilégio imenso, que nesta última década passou a ser ainda mais valorizado. A Diretoria do Spa do Vinho é fiel devota da enogastronomia. Muitas das especialidades servidas no Spa do Vinho são desenvolvidas pelos proprietários em conjunto com seus chefs e pâtissiers, a exemplo do prato ícone, o Bacallhau Leopoldina, antiga receita da família dos diretores, em uma versão especialmente concebida para harmonizar à perfeição com intenso Merlot VE.
Duas épocas distintas marcaram a história do Spa do Vinho – antes e depois de tornar-se um condomínio vitivinícola. Até a implantação do condomínio, em 2015, o empreendimento restringia sua produção ao consumo de seus hóspedes. Seu vinho ícone, o VE, era originalmente cultivado nos vinhedos do lote 41, implantados bem à frente do hotel, e somente vinificado em safras de excelência, com limitadíssima produção. Mas a partir da constatação da excelente qualidade destas uvas merlot, a casta emblemática da D.O. Vale dos Vinhedos, os proprietários decidiram ampliar a área de cultivo e dar aos fãs do terroir a oportunidade de acompanhar passo a passo o desenvolvimento das vinhas e depois elaborar seus próprios vinhos.
Hoje o empreendimento denomina-se Spa do Vinho Hotel e Condomínio Vitivinícola e abrange 18 hectares entre Garibaldi e Bento Gonçalves, no coração do Vale dos Vinhedos. Ao longo desta trajetória, o Merlot VE foi reconhecido como um dos mais representativos vinhos da Denominação de Origem e do país, recebendo repetidas medalhas em concursos como o Internacional de Bruxelas e o Brazil Wine Challenge. Neste último certame, a safra 2008 do VE foi escolhida para a medalha Gran Ouro, premiação máxima concedida apenas a dois tintos brasileiros dentre mais de 700 amostras de diferentes vinhos de 23 países. Para um empreendimento hoteleiro a conquista de medalha de melhor produtor nacional de vinhos premium é uma honraria ímpar.
Além da considerável ampliação das áreas e serviços de alimentos e bebidas, o empreendimento firmou parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers, que hoje mantém sua sede gaúcha no hotel. Através desta parceria são oferecidas degustações orientadas e cursos profissionalizantes, com aulas realizadas no hotel e nas vinícolas vizinhas. Eventos de promoção do vinho brasileiro também ganharam edições anuais e congregam visitantes de todo país. Um exemplo é o Festival Emoções no Vale, que recebe mais de 1.500 pessoas durante o feriado de Corpus Christi.
A estreita parceria com as vinícolas que compõem o panorama do vinho brasileiro é uma das premissas mais importantes do Spa do Vinho. Os finais de semana são especiais para os enófilos, pois todo hóspede é convidado para degustações orientadas pelos proprietários e enólogos das vinícolas do Vale dos Vinhedos. Estas degustações gratuitas costumavam acontecer na esplêndida Adega & Cave (a maior dentro de um hotel no país, com capacidade para 40 mil garrafas e hoje oferecendo cerca de 700 diferentes rótulos nacionais e estrangeiros). As vinícolas se alternam semanalmente para apresentar aos hóspedes seus mais exclusivos rótulos.
O Spa do Vinho está apto a realizar eventos personalizados, particulares ou corporativos. A áurea romântica que permeia todo o Spa do Vinho lhe rendeu o título de melhor destino para casamentos do Rio Grande do Sul. O Centro de Eventos Spa do Vinho pode atender até 350 pessoas em banquetes à francesa ou até 1.000 pessoas em festividades. Dadas as normas de segurança para prevenção à Covid-19, estas degustações agora ocorrem no amplo Centro de Eventos, com ventilação natural e distanciamento protocolado entre as mesas dos convidados.
O lema que permeia todas as experiências que o Spa do Vinho proporciona é “Tempo para degustar a vida”. O foco sempre esteve em proporcionar profundo bem-estar aos hóspedes e visitantes. As boas-vindas e o check-in, por exemplo, acontecem na Enoteca Vino.Libris, com um acolhimento caloroso e individualizado, sempre regado a espumantes brasileiros. Muito além de uma simples estada, trata-se de uma imersão completa do universo do vinho, não apenas cultural, mas também sensorial. Afinal, é através das sensações que memorizamos uma bela viagem.
Spa do Vinho Autograph Collection Hotel & Condomínio Vitivinícola
Rod. RS-444, km 21, Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS
Telefone: (54) 2102-7200
Mais informações em: spadovinhoshop.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Fotos por: Divulgação