A SITA acaba de implementar a tecnologia de autoatendimento Scan & Fly, para despacho de bagagem nos voos operados pelo Grupo LATAM Airlines. A implementação acontece inicialmente em 18 aeroportos, em cinco países das Américas. A mudança faz parte do trabalho da companhia aérea para transformar a experiência dos passageiros. Os oito primeiros quiosques já estão em operação no Aeroporto Internacional de Brasília. As 97 unidades restantes serão implementadas gradualmente em outros aeroportos nos próximos meses. A tecnologia possibilita que os passageiros façam o despacho de suas malas em menos de 40 segundos.
A maior parte das 105 unidades de entrega de malas será instalada no Brasil, e as demais em outros aeroportos da região. A LATAM é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, embarcando cerca de 72 milhões de passageiros anualmente. À medida que o número de passageiros aumenta, os aeroportos precisam se tornar mais eficientes e funcionais e o uso inteligente da tecnologia é a única maneira de transformar esse cenário ideal em realidade.
Elbson Quadros, vice-presidente da SITA na América Latina, disse: “Os passageiros preferem fazer o check-in remotamente ou em um quiosque para evitar filas de espera. A mesma lógica se aplica quando se trata de deixar suas malas. Eles querem um processo mais rápido possível. Nossa tecnologia de autoatendimento na entrega de bagagens está sendo usada em aeroportos em todo o mundo, melhorando a satisfação do cliente, diminuindo as filas e reduzindo os custos”.
Edwin Garcia, diretor de operações aeroportuárias do Grupo LATAM Airlines, disse: “Entendemos que nossos passageiros desejam mais automação porque isso lhes dá maior controle sobre suas viagens e reduz o tempo de espera. Isso demanda um aeroporto mais eficiente, que libere os membros da nossa equipe para que possam dedicar seu tempo a ajudar os passageiros, em vez de preencher processos mecânicos e repetitivos. É um ganha-ganha-ganha, com filas reduzidas, maior capacidade terminal e custos operacionais mais baixos”.
Muitos aeroportos enfrentam restrições de capacidade, o que pode levar a longas filas. Para aeroportos que não possuem recursos ou espaço para expansão, o SITA Scan & Fly pode ser instalado em balcões de check-in e em esteiras transportadoras existentes, oferecendo um aumento de até 60% na capacidade do terminal, o que significa uma redução de 40% nos custos operacionais e uma melhoria da experiência do passageiro.
A SITA é a fornecedora líder de tecnologia aeroportuária na América Latina, abrangendo todas as áreas, incluindo processamento de passageiros, operações aeroportuárias, bagagem, gerenciamento de fronteiras e comunicações entre aeronaves. A combinação de todas essas tecnologias gera eficiência para aeroportos, companhias aéreas, agências governamentais, manipuladores de solo e, mais importante, passageiros.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
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