Ícone do site Qual Viagem

9 regiões da Itália para visitar durante o inverno

One person skiing downhills on snowy slope in scenic ski resort of the italian Alps, with bright sunny day of late winter season. Majestic mountain peaks in the background.

Na busca por roteiros que fujam dos destinos tradicionais na Itália, é possível encontrar regiões que promovem esportes de inverno e paisagens mágicas nessa época do ano. O norte da Itália concentra as regiões mais indicadas para quem busca se aventurar na estação de temperaturas mais baixas, porém, quem for para pontos mais ao sul do país também pode se surpreender. Confira as dicas:

Valle d’Aosta

Foto por iStock / BrasilNut1

Situada no extremo noroeste do país, essa região faz fronteira com a França e a Suíça. É onde está situada a majestosa cadeia montanhosa do Mont Blanc, destino certo para os turistas esportistas mais aventureiros. Possui um dos centros de esqui mais importantes do mundo, na comuna de Courmayeur, e seus visitantes podem ainda praticar snowboard entre outras atividades ao ar livre.

Piemonte

Foto por iStock / clamon

Ainda na fronteira com a França e a Suíça, o Piemonte é rodeado pelos Alpes e possui ampla oferta de centros para prática de esportes de inverno. E o melhor é que há opções para turistas de diferentes níveis de prática. Quem não possui habilidades para a versão mais tradicional do esqui ou snowboard pode ao menos patinar sobre o gelo e curtir um pouco da neve.

Lombardia

Foto por iStock / marchello74

Outro destino certo para quem busca pistas de esqui e snowboard para praticantes de todos os níveis é a região de Lombardia, na fronteira com a Suíça. Vale se programar com antecedência porque os centros esportivos costumam atrair muitas pessoas.

Veneto

Foto por iStock / corradobarattaphotos

Esta extensa região situada no noroeste da Itália compreende desde um ponto próximo da divisa com a Áustria, denominada Dolomitas, até o Mar Adriático. Esqui, snowboard, snowrafting, trekking e caminhada nórdica estão entre as atrações mais buscadas pelos apaixonados pela neve.

Trentino Alto Adige

Foto por iStock / anshar73

Na fronteira com a Áustria e a Suíça, fica uma das regiões italianas mais conhecidas pela beleza de suas montanhas. A paisagem já é um motivo para uma visita, mas Trentino Alto Adige também possui uma grande área de centros de esqui. É possível ainda praticar snowboard, patinação, escalada e caminhada.

Friuli Venecia Julia

Foto por iStock / Dragoncello

Rodeada por altas montanhas, essa região na fronteira com a Áustria e a Eslovênia possui famosas localidades para esqui, como Tarvisio, Piancavallo, Sauris ou Sella Nevea. Um destino ideal para quem ama esportes de inverno por conta das modernas instalações.

Marche

Foto por iStock / Buffy1982

Saindo do norte do país, temos Marche, na região central. Um destino diverso que conta com belas montanhas para os apaixonados pelo esqui e snowboard. É uma boa opção também para quem busca pistas de diferentes distâncias e para praticantes de variados níveis.

Abruzzo

Foto por iStock / e55evu

Também localizado na região mais ao centro, Abruzzo possui um território montanhoso e selvagem. Mesmo assim, é possível encontrar modernas instalações para esqui, snowboard e snowrafting. Destino ideal para unir aventura e paisagens magníficas.

Molise

Foto por iStock / enzart

Mais ao sul, Molise une natureza, história, arte, tradição e a famosa gastronomia italiana. As pistas de Campitello Matese e Capracotta garantem a emoção de esquiar em montanhas fora do norte do país.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / fbxx

Comentários

Sair da versão mobile